Plenário

Projeto cria programa de incentivo à coleta de pneus inservíveis

Vereadora Any Ortiz (PPS) Foto: Tonico Alvares
Vereadora Any Ortiz (PPS) Foto: Tonico Alvares
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de autoria da vereadora Any Ortiz (PPS) que institui o Programa de Incentivo à Coleta e à Destinação Ambientalmente Adequada de Pneus InservíveisPara a vereadora, o pneu que não pode ser recauchutado ou reformado é um grande desafio para o meio ambiente. “São cerca de 30 milhões de pneus abandonados por ano, e cada um demora 600 anos para se decompor. Quando queimado ao ar livre, solta uma fumaça extremamente poluente. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. E, se acabam cheios de água, são considerados os grandes vilões na proliferação do mosquito da dengue”, afirmou.

“Precisamos de um programa de incentivo à coleta destes pneus”, destacou a vereadora. De acordo com Any, o objetivo do projeto é designar locais apropriados e ambientalmente licenciados para o depósito e o armazenamento adequado, assim como o desenvolvimento de atividades e campanhas educativas e a realização de convênios ou congêneres com entidades públicas ou privadas que desenvolvam atividades de reciclagem.

A principal destinação destes pneus são as fábricas de cimento que utilizam os pneus inservíveis como combustível alternativo, para o que precisam dispor de filtros especiais. Outras destinações consideradas legalmente adequadas e aprovadas pelo Ibama são empresas de moagem e processamento para produção de artefatos ou produção de asfalto borracha.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)