Plenário

Projeto dá nome de Homero Ferrugem Martins a rua no Morro Santana

Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do legislativo nº 007/18, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Homero Ferrugem Martins o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Quatro Mil e Sessenta Um, localizado no Bairro Morro Santana.

Homero Ferrugem Martins nasceu em Bagé, cidade localizada na região da Campanha Meridional do Rio Grande do Sul, em 25 de novembro de 1916. Se formou em Direito pela antiga Universidade do Brasil e pós-graduação em Filosofia da Educação pela PUC-RS. Prestou serviços ao sindicato patronal Secraso e a entidades educacionais católicas, como as ordens marista e lassalista. Mais tarde, foi advogado do Hospital Divina Providência.

Na política, Homero foi vereador suplente pelo Movimento Trabalhista Renovador (MTR), na Câmara Municipal de Porto Alegre, entre os anos de 1964 e 1967. Em 1965, com a extinção do MTR, migrou para a recém-criada Aliança Renovadora Nacional (Arena). No Executivo municipal, foi secretário municipal da Administração no mandato do então prefeito Célio Marques Fernandes. “Cristão convicto, Homero era membro ativo de vários movimentos católicos, entre eles o Movimento Familiar Cristão (MFC), Encontro de Casais com Cristo (ECC), Serra Clube e Emaús”, ressalta Nedel.

Homero Ferrugem Martins morreu em 2013, perto de completar seus 97 anos.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)