Plenário

Projeto dá nome de Nadyr Silveira da Costa a rua no Vila Nova

Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para a Paróquia Nossa Senhora de Belém Novo. Na foto: Proponente da homenagem, vereador Paulinho motorista na tribuna do plenário.
Vereador Paulinho Motorista (PSB) é o proponente (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que denomina Rua Nadyr Silveira Costa o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Cinco Mil, Cento e Setenta e Três, localizado no bairro Vila Nova. O projeto é de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSB). Nadyr Silveira da Costa é natural da cidade de Guaíba e nasceu em 15 de fevereiro de 1907. No dia em que completaria 28 anos, casou-se com Nadir Ribeiro da Costa. Na sequência, foi trabalhar como agricultor no município de Tapes e se especializou no plantio de arroz.

Em 1959, Nadyr e sua família (esposa e cinco filhos) decidiram morar em Porto Alegre e se instalaram na zona sul da cidade. No ano seguinte, compraram uma chácara na Vila Monte Cristo, em uma rua sem nome que, atualmente, é conhecida como Rua Atílio Supertti, no bairro Vila Nova. O local não era assistido pelos órgãos públicos e, por isso, faltava água potável para o consumo da família e dos vizinhos.

Segundo Paulinho Motorista, Nadyr Silveira da Costa “cavou um poço na frente de sua casa e forneceu água a quem necessitava durante muitos anos”. Por esse motivo, os familiares e vizinhos solicitam que a rua receba o nome dele.  “Dessa forma, proponho esta homenagem a esse cidadão honrado, pai de família e trabalhador, que se dispôs, durante sua vida, a ajudar o próximo”, comentou. Nadyr Silveira da Costa faleceu em 15 de outubro de 1991 e foi  sepultado no Cemitério Vila Nova.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)