Plenário

Projeto dá nome do empresário José Iuchno a rua no Bairro Hípica

Vereador João Carlos Nedel na tribuna.
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do legislativo nº 025/18, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua José Iuchno o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Sete Mil e Noventa e Um, localizado no Bairro Hípica. Nascido em 14 de fevereiro de 1927, na cidade gaúcha de Santo Ângelo, mudou-se para Porto Alegre ainda jovem, acompanhado de seus pais e de sua irmã, em busca de melhores condições de sustento da família. “José guardava em sua memória os tempos difíceis da infância, quando, além do trabalho duro pela subsistência, repetidas vezes a família foi despejada por falta de pagamento de aluguéis. Aquelas lembranças serviam como combustível para suas ambições profissionais”, conta Nedel.

Sobre o início de sua veia empreendedora, Nedel relata: “Em 1951 surgiu a grande oportunidade de sua vida, quando em 6 de janeiro, por meio de um empréstimo de sua irmã Clara e o aporte financeiro de um sócio investidor, inaugurou a sua primeira loja, chamada Courolândia, localizada no número 1.642 da Rua da Praia. A loja, que media aproximadamente 50 metros quadrados, teve sua área reduzida pela metade para que não parecesse esvaziada pelo reduzido estoque de mercadorias. Foi o início de uma das mais conhecidas redes de lojas do Rio Grande do Sul da segunda metade do século XX”.

De acordo com o vereador, por sua trajetória de sucesso, colocou sua experiência a serviço das entidades empresariais, especialmente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), do qual foi presidente por oito anos. "Além do grande empreendedor varejista que era, José Iuchno revelou um notável espírito comunitário, tendo atuado intensamente no Lions Clube.” José Iuchno morreu em 2 de fevereiro de 2011, 12 dias antes de completar 84 anos de idade.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)