Plenário

Projeto declarara como Área Especial de Interesse Institucional terreno da Grande Loja do RS

Vereador Idenir Cecchim (PMDB)  Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei complementar de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que prevê a criação e declara como Área Especial de Interesse Institucional a Subunidade 14 da Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 52 da Macrozona 01, constituída pelo terreno localizado na Avenida Praia de Belas, 560, ocupado pela Grande Loja do Rio Grande do Sul, e define regime urbanístico e subtrai essa área da Subunidade 12 da UEU 52 da MZ 01.

Conforme o proponente, a Grande Loja do Rio Grande do Sul, assim como a maçonaria em essência, atua discretamente na sociedade, de forma permanente, com ações culturais visando, principalmente, aos jovens, tanto com o apoio financeiro como com o trabalho voluntário de seus membros, das entidades sem fins lucrativos como a ONG Escoteiros do Brasil, além de realizar ações educacionais de esclarecimento e de combate às drogas. “A entidade também realiza ações benemerentes, assistindo pontualmente entidades filantrópicas de proteção a crianças carentes e entidades de proteção e amparo aos idosos carentes no Município de Porto Alegre. É nesta Capital que está instalada sua sede, desde o final da década de 1940, na Avenida Praia de Belas, 560, capilarizando suas ações em todo o Estado do Rio Grande do Sul por meio de suas oficinas jurisdicionadas”, defende Cecchim.

Cecchim ressalta ainda que a maçonaria é uma instituição universal que tem como principal fundamento a crença em um ser supremo, que denomina Grande Arquiteto do Universo. “Essa crença e o amor à humanidade são bases fundamentais da fraternidade universal e da doutrina da instituição. Proclama o culto à pátria, considerando-a o lar comum e a força vital que anima seu povo e que consagra o respeito absoluto à família, como sustentáculo moral da sociedade”, observou, ratificando que, “a filosofia maçônica desempenha um papel social e cultural, num amplo leque de extrema relevância, que se confunde com a própria história do Município de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul, sendo assim, torna-se perfeitamente cabível a instalação de Área Especial de Interesse Institucional no terreno ocupado pela Grande Loja do Rio Grande do Sul.”

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)