Plenário

Projeto flexibiliza jornada do funcionalismo para diminuir congestionamentos

  • Veículos no trãnsito do centro
    Objetivo da proposta é desafogar o trânsito (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna
    Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) instituindo o Programa de Incentivo à Qualidade de Vida e à Mobilidade Urbana entre os servidores da Administração Direta e da Administração Indireta do Município de Porto Alegre. Conforme a exposição de motivos, o objetivo da proposta é permitir a antecipação ou a prorrogação de horário de início e de término de sua jornada de trabalho.

Sgarbossa argumenta que a antecipação ou a prorrogação de horário de início e de término da jornada de trabalho diária para os servidores que aderirem ao Programa de Incentivo à Qualidade de Vida e à Mobilidade visa evitar o deslocamento do seu trabalho ou para a sua casa nos horários de maior movimentação nas vias da Capital. “Assim, este Projeto de Lei busca oferecer uma melhor qualidade de vida ante a mobilidade urbana na cidade”, sustenta o vereador. O proponente assinala que “na maioria das grandes cidades brasileiras”, assim como em Porto Alegre, é público e notório o fato de que, na chamada hora do rush ou horário de pico, os motoristas enfrentam os maiores congestionamentos e gastam mais tempo para chegar aos seus destinos. 

“Basta circularmos pelas grandes avenidas da Capital para constatar os impressionantes engarrafamentos de carros que se formam nos horários de maior movimento, notadamente no período da manhã e no final da tarde, quando as pessoas se deslocam indo ou voltando de sua casa para o seu trabalho”. Para ele, dependendo do trajeto que for feito, as pessoas “perdem horas a mais para se deslocar pela cidade para outros compromissos”, encerra Sgarbossa, em sua exposição de motivos. Em sua opinião, tal medida teria impacto positivo no sentido de diminuir os congestionamentos nas vias da cidade. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)