Projeto para pedestres no Auxiliadora foi apresentado na Cuthab
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora (AMA), João Augusto Volino Correia, apresentou na tarde de hoje (11/12), em reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto Passagem de Pedestres. A proposta, como explicou, é fruto da mobilização dos moradores que buscam solução para a circulação de pedestres na Rua Mata Bacelar entre as ruas Cândido Silveira e Xavier Ferreira.
O projeto Passagem de Pedestres teve início em 2007, informou Correia. Desde o início do processo, quando conseguimos permissão de uso do terreno, estamos lutando para sua efetivação, disse o presidente da AMA. Ele ressaltou que a associação conquistou, no Dmae, em 2009, o Termo de Permissão de Uso Temporário da área que estaria abandonada. "A ideia é a de um corredor cultural onde seriam realizados eventos entre os moradores. Seriam iniciativas culturais, sociais e lúdicas. Segundo afirmou, o custo seria de R$ 500 mil.
Correia falou que recebeu do CAR-Centro a informação de que a obra iniciaria ainda em 2012. Mas ficamos sabendo que em função do processo eleitoral ela seria adiada, falou lamentando que até o momento os moradores não conseguiram êxito na implementação da proposta. Ele também informou que, ao tomarem conhecimento de que a prefeitura não disponibilizaria recursos para o projeto, a AMA buscou uma parceria com a Rede Zaffari. Em troca, o Zaffari teria que apresentar algumas contrapartidas para a região, mas lamentavelmente não existe nenhum projeto para aquele bairro que justifique a parceria.
A representante da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Márcia Rodrigues Dias, sugeriu que a Associação procure a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), ligada a Secretaria Municipal de Planejamento (SPM). Para saber se a proposta se enquadraria em algum empreendimento em andamento no bairro.
O presidente da Cuthab, vereador Dr. Humberto Goulart (PTB), informou que vai buscar informações junto ao CAR-Centro sobre o andamento da proposta. Precisamos tomar pé da situação, para tanto, vamos oficiar a SPM, prometeu Goulart enfatizando simpatizar com o projeto. A ideia de um corredor cultural muito nos encanta, pois serviria de ligação social entre os moradores e os bairros.
Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)