Educação política

Projeto Pescar da Panvel faz primeira Plenária do Estudante de 2016

Atividade é realizada pelo Memorial da Câmara Foto: Desirée Ferreira
Atividade é realizada pelo Memorial da Câmara Foto: Desirée Ferreira
“Percebemos que os jovens têm vontade de discutir sobre política, e essa é uma boa forma de proporcionar a eles essa vivência e aproximá-los do meio político”. Assim a orientadora pedagógica Raquel de Oliveira Santiago definiu a participação de 17 alunos do Projeto Pescar das Farmácias Panvel (Grupo Dimed) na Sessão Plenária do Estudante promovida nesta tarde (18/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Após ouvirem uma exposição sobre a organização política brasileira e o papel da Câmara dentro dela, os estudantes efetuaram atividades simulando a atuação parlamentar, criando e defendendo projetos de áreas como educação, transporte e meio ambiente. Eles também realizaram uma visita guiada nas dependências da Câmara e acompanharam parte da Sessão Ordinária, no Plenário Otávio Rocha.

Para Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial da CMPA e condutor do projeto Plenária do Estudante, a atividade remete à importância da participação política e do ato de escolher os representantes legais. “Os jovens são estimulados a conhecer a organização política, o que gera uma consciência de necessidade de melhora do cenário atual” afirma.

Os projetos apresentados durante a sessão e aprovados unanimemente em votação simbólica foram os seguintes:

Proj. 01/2016 – Propõe a adequação da iluminação pública e segurança nos terminais de ônibus do centro de Porto Alegre. Autores: Bruno Araújo, Letícia Varella e Jaqueline Oliveira.

Proj. 02/2016 – Propõe um maior direcionamento de verbas a escolas públicas para resolver problemas estruturais de espaço e higiene. Autores: Alessandra Oliveira e Maicon Alan Grigono.

Proj. 03/2016 – Propõe cursos de capacitação a professores da rede pública visando o atendimento de alunos portadores de deficiência. Autores: Anderson Roque de Souza, Paulo Ricardo Júnior Nunes Dutra e Ruth de Araújo Sanguine.

Proj. 04/2016 – Propõe a limpeza constante das vias urbanas e retirada de materiais descartados em locais impróprios, além de fiscalização e multa para quem descumprir a lei. Autores: Natalia Garcia, Carla Cruz Lima e Rafael Rodrigues Ramires.

Proj. 05/2016 – Propõe uma maior disponibilidade de meios de transporte público e limita o preço da passagem a 0,5% do salário mínimo. Autoras: Ana Karoline Dutra, Pamela Suleder e Thais Latuado.

Proj. 06/2016 – Propõe a abertura de concursos para suprir a falta de profissionais na área da saúde pública. Autores: Josias Dias, Eduarda Lopes e Gabriel Saralegue.

A atividade 

A Plenária do Estudante é um projeto onde alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio participam de uma simulação de Sessão Plenária da Câmara, atuando como vereadores e conhecendo o trabalho da casa legislativa. Executada pela Seção de Memorial do Legislativo da CMPA, visa visa repassar noções de cidadania, direitos políticos, estado e poderes aos jovens participantes. Gratuita, a ação é voltada às escolas públicas e particulares e ocorre nas segunda-feiras, às 14 horas, mediante agendamento pelo telefone: 3220-4318 ou pelo e-mail: memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)