Plenário

Projeto visa flexibilizar pontos para food trucks

Na foto: Vereador Felipe Camozzato
Vereador Felipe Camozzato (NOVO), autor da proposta (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria de Felipe Camozzato (NOVO) flexibilizando os pontos de estacionamento dos food trucks em Porto Alegre. A proposta aponta para diversas alterações da lei do comércio e acena para que a Prefeitura determine apenas os lugares proibidos para a atuação desse modelo de negócio. O vereador argumenta que essa forma de estabelecimento ambulante é antiga, data de 1872, nos Estados Unidos, e que a desregulamentação vai no sentido de aumentar a oferta do serviço no município.

Na exposição de motivos, o vereador proponente assinala que, se aprovado, o projeto resultaria na ampliação do númerode empreendedores de food trucks na cidade. “Ao invés de determinar onde eles podem estacionar e obrigá-los a realizar um rodízio, o projeto prevê locais onde isso não será possível, a fim de respeitar os estabelecimentos fixos, deixando que o mercado possa atuar na seleção de pontos positivos para o empreendedor e para o consumidor”, enfatiza Camozzato.

O vereador acredita que a flexibilização da lei irá facilitar a entrada de novos empreendedores sem a limitação ao seu funcionamento, respeitando a lógica da mobilidade proposta por esse modelo de comércio: “Acreditamos que não haverá desrespeito ao comércio fixo já estabelecido nem ao sossego e aos direitos de vizinhança”, argumenta.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)