Plenário

Pronunciamentos da sessão

Vereadora Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereadora Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos de pronunciamentos previstos para a sessão desta segunda-feira (13/8):

PSFs – Sofia Cavedon (PT) informou que os funcionários da Fundação de Apoio da UFRGS (Faurgs) que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) receberam aviso prévio para 31 de agosto. Segundo ela, a Faurgs depositará os valores devidos e, após esta etapa, o caso se tornará irreversível. “Desde janeiro a fundação tenta contato com o Executivo sem obter respostas”, disse. "É necessária solução rápida, pois, além de causar um rombo nas contas da prefeitura, a saúde será o setor mais prejudicado". Sofia comentou também o concurso para que mais 25 PSFs realizassem serviços odontológicos. A informação recebida pelos aprovados foi de que as nomeações começariam em agosto, mas, para surpresa dos aprovados, com a troca do secretário da Saúde o concurso perderia a validade. (RT)

PSFs II – Dr. Goulart (PTB) pediu que a discussão sobre a continuidade dos PSFs seja despartidarizada. "No debate sobre o assunto, precisa ser levado em conta o interesse da população, que é a permanência dos 731 funcionários do PSF". O vereador garantiu que havia problemas com a Faurgs, por isso a prefeitura não renovou o contrato com a entidade. Goulart informou que os advogados de seu gabinete fizeram uma pesquisa sobre o Instituto Solus e descobriram que a instituição tem registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas desde 1998 e que não existe ação judicial de conhecimento público contra ela. Lembrou que o registro é um documento federal e não um blog, como o apresentado por Sofia Cavedon (PT). (CB)

HIDRÔMETROS – Carlos Todeschini (PT) comentou o projeto de sua autoria que visa à individualização de hidrômetros por economia. Ao participar de um seminário na semana passada sobre o mesmo tema, ficou surpreso quando soube que o superintendente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) afirmou que o projeto não teria condições de aprovação pelo plenário. No seu ponto de vista este projeto agilizará o convívio entre os condôminos, além de proporcionar economia para a cidade. Todeschini disse não acreditar que só por ser um vereador de oposição não obterá aprovação do mesmo. (RT)

DESEMPREGO – Claudio Sebenelo (PSDB), ao comentar pesquisa realizada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), disse que, em maio, a Região Metropolitana registrou 264 mil desempregados. Para ele, a única explicação para o fato é a falta de governabilidade federal, estadual e municipal. “Porto Alegre não tem projeto de desenvolvimento industrial que dê vazão às necessidades de mão-de-obra, segurança, educação e plano de saúde”, disse. “Mas os altos lucros dos banqueiros são aplaudidos pelo governo federal, e a população continua sofrendo.” (RT)

AEROPORTO – Alceu Basinha (PTB) afirmou considerar “um absurdo” autoridades de Eldorado do Sul acreditarem que o aeroporto daquele município possa ser transformado no novo terminal de cargas e descargas. “Quem sabe daqui a 20 anos”, afirmou. Segundo Brasinha, o aeroporto de Eldorado tem poucos metros de asfalto, “e o resto de chão batido”. Também anunciou que estará na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia no dia 1º de setembro, quando a governadora Yeda Crusius prometeu religar as máquinas para dar continuidade às obras da via. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)