Plenário

Pronunciamentos em Comunicações – comissão representativa

Na reunião da Comissão Representativa, nesta quarta-feira 97/02), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas durante o período de Comunicações:

 

BRIGADA - Mário Fraga (PDT) destacou ação da Brigada Militar, no final de semana, em praia do litoral gaúcho, quando presenciou a detenção de um ladrão de automóveis. "Elogio a presteza e rapidez da Brigada, que foi aplaudida por várias pessoas ao deter o meliante", salientou. O vereador cumprimentou especialmente o Comando e soldados que estão trabalhando na Operação Golfinho. Fraga também destacou importância da visita da Comissão Representativa a ser feita nesta quarta-feira (7/02), após a reunião, às obras de duplicação da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. (HP)

 

CONTINUIDADE - Sebastião Melo (PMDB) solicitou que a Câmara Municipal agende audiência com a governadora Yeda Crusius e Secretaria Estadual da Fazenda para tratar da duplicação da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. "Diversas reuniões já foram feitas sobre esse assunto, e hoje haverá uma visita ao local. Mas é preciso dar continuidade à questão." O vereador lembrou ser necessário que o governo do Estado atenda as contrapartidas firmadas em contrato, sem o que o BNDES não fará sua parte. "Se os recursos forem liberados, é obra para um ano. Caso contrário, vai demorar três ou quatro anos", afirmou. (HP)

 

ROUPAS - "Triste o Parlamento cujas manchetes são sobre as roupas de seus integrantes." Ao fazer essa afirmação, em relação a notícias da Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, Adeli Sell (PT) disse que sua bancada deverá trabalhar neste ano sobre questões da cidade, buscando identificar problemas e oferecer soluções para o Executivo. O vereador reclamou da falta de capina em ruas do Bairro Cristal e cobrou o desenvolvimento de projetos para a orla do Guaíba: "A cidade não pode mais ficar de costas para o rio". Adeli pediu ainda atenção especial à situação da Baltazar de Oliveira Garcia: "O custo social para moradores e comerciantes é alto." (HP)

 

OBRA - Margarete Moraes (PT) disse que o Estado precisa assumir suas responsabilidades em relação à duplicação da Baltazar de Oliveira Garcia. "O governo precisa possibilitar que essa obra aconteça", afirmou. Conforme a vereadora, a visita dos vereadores ao local é um modo de pressionar o governo, além de chamar a atenção para o problema. Margarete também lamentou que a briga entre a governadora Yeda Crusius e seu vice, Paulo Afonso Feijó, tenha vindo a público. "Isso deveria ser resolvido dentro do Governo. Eles têm responsabilidades e não deveriam dar esse exemplo ao Estado." (HP)

 

BALTAZAR I - O vereador Dr. Raul (PMDB) disse que acompanha as dificuldades enfrentadas pelos moradores da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em obras há mais de três anos. Elogiou a iniciativa da comissão de vereadores que fará visita ao local no final da manhã desta quarta-feira. "É muito importante a ida até o local para ouvirmos a comunidade e ver o que pode ser feito", disse Dr. Raul. O vereador aproveitou seu pronunciamento e colocou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da qual será presidente neste ano, à disposição dos demais colegas. (RA)

 

BALTAZAR II - "É a maior idiotice administrativa que eu já vi na minha vida", disse vereador Ismael Heinen (PFL) sobre as obras na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia em seu pronunciamento. Para o vereador, as obras iniciaram sem previsão de verbas e sem o cuidado com o que isso poderia acarretar aos moradores e às pessoas que trafegam diariamente pelo local. "Qualquer pessoa sabe que não daria certo e que a obra poderia ser feita em etapas." O vereador também cumprimentou o clube Sargento Expedicionário Geraldo Santana, que no próximo dia 12 completará 60 anos. "Tive a oportunidade de presidi-lo por 23 anos". (RA)

 

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) manifestou preocupação com as questões que envolvem a saúde no Estado e em Porto Alegre. "Todos os dias lemos, nos jornais, sobre o fechamento de hospitais e postos de saúde, e acho isso preocupante", disse Oliboni. Para o parlamentar, o ex-governador Germano Rigotto não deu a devida atenção a essa área. "E estamos vendo que a governadora Yeda também não está muito preocupada, pois já anunciou o corte de recursos." Na sua opinião, também é preocupante o desvio de verbas enviadas pelo governo federal. "A saúde precisa sair da UTI". (RA)

 

BALANÇO - Marcelo Danéris (PT) anunciou que pretende, nos próximos dois anos que estará na Câmara, fazer um balanço do Governo José Fogaça. "Quero avaliar as condições em que ele recebeu a Cidade e as que estamos enfrentando hoje." Defendeu que o debate deverá ser feito de forma firme e transparente. "Vamos exigir dele o cumprimento das promessas feitas em campanha." Disse ter a sensação da existência de um abandono e descaso por parte do administrador. "Vejo uma queda acentuada em determinados serviços. A Cidade está mais suja, e o serviço de  transporte caiu consideravelmente." (RA)

 

PREFEITURA - Em resposta a Marcelo Danéris (PT), João Dib (PP) afirmou que José Fogaça é "um bom prefeito" e que a atual administração recebeu a cidade com "uma inadimplência internacional". Segundo ele, na primeira semana de governo, o prefeito teve de pagar R$ 5 milhões da III Perimetral. Dib ainda contestou a viagem de Márcio Bins Ely (PDT) para a Inglaterra, como representante da Câmara, para investigar a morte de estudante gaúcho. "Por que mandar um vereador para investigar o caso?", indagou. Também criticou a ida de Bins Ely para a Irlanda, como representante do Legislativo em congresso de uma entidade que o vereador do PP desconhece. "Podemos acompanhar acontecimentos fora de Porto Alegre mas quando trouxerem benefícios para a cidade", afirmou. (CB)

 

PREFEITURA II - Maristela Maffei (PSB) disse que a administração de José Fogaça é "um desastre". A vereadora comparou a atual gestão municipal com as imagens publicadas na revista Playboy. "Um bom computador faz milagres, mas, ao vivo, a casa cai", afirmou. Maristela comemorou o fato de a Justiça ter redefinido a questão dos partidos menores, como o seu, que, na sua opinião, dará muito mais estrutura para essas legendas atuarem. A vereadora também comentou a disputa interna no PT, afirmando ter a certeza de que os vereadores da sigla em Porto Alegre não apóiam a eventual vitória do grupo do ex-deputado e ex-ministro José Dirceu. CB)

 

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154) 

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)