Plenário

Proposta homenagem a ex-diretor do HPS

Rua no Bairro Campo Novo teria o nome de Mordko Meyer.

Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na Foto: Vereador Valter Nagelstein
Vereador Valter Nagelstein (PMDB) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 133/16, de autoria do vereador Valter Nagelstein (PMDB), que denomina Rua Mordko Meyer o logradouro público conhecido como Rua B – Antônio Ávila Nunes, localizado no Bairro Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre. Conforme o proponente, a homenagem se deve à grande contribuição de Meyer na área médica e social da Capital.

Nascido na Polônia, o homenageado mudou-se com a família para Porto Alegre com apenas 1 ano de idade e, conforme Nagelstein, foi um dos mais renomados especialistas em alergia e imunologia do Brasil. “Foi diretor do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde, além de membro do Conselho Municipal de Saúde e Assistência Social”, lembra o autor.

Meyer também ministrou aulas na Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul e na Academia de Policia Militar. “Ele ganhou notoriedade nacional por ter sido o médico que diagnosticou o primeiro caso de botulismo no Brasil”, afirma Nagelstein. O médico ainda foi um dos criadores do programa de rádio Hora Israelita e presidente da Associação Hebraica do Rio Grande do Sul.

Se a proposição for aprovada, as placas denominativas do logradouro conterão, abaixo de seu nome, os seguintes dizeres: “Médico notável e cidadão porto-alegrense”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)