Plenário

Proposta homenagem ao Hospital Cristo Redentor

Tribuna. Na Foto: Vereador Mendes Ribeiro
Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) é o autor do projeto (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei que confere o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Hospital Cristo Redentor. De autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB), o PL quer homenagear o Hospital pelos "60 anos de serviços prestados à sociedade porto-alegrense", completados em 15 de novembro.

O primeiro hospital na zona norte da cidade foi idealizado pelo enfermeiro Jahyr Boeira, o médico Telmo Kruse e o empresário Eliziário Goulart da Silva no final da década de 1950. Inaugurado em 1956, foi pensado para atender uma pequena comunidade. No entanto, com o crescimento e expansão da região norte da Capital, o Hospital teve que aumentar a sua infraestrutura. Atualmente possui 264 leitos, além de ser especializado em traumato-ortopedia, neurocirurgia, bucomaxilofacial, cirurgia plástica e queimados e cirurgia de trauma em geral. A neurocirurgia, o serviço de reabilitação e a fisioterapia também são destaques da instituição.

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a emergência foram ampliados e qualificados, em 2009, passando a atender 500 pacientes diários nos 22 leitos distribuídos, por meio da classificação de risco, na emergência e nos 29 leitos da UTI. O Hospital ainda é conhecido como Pronto Socorro da Zona Norte e é referência no atendimento a pessoas acidentadas.

Conforme Mendes Ribeiro, o Hospital merece receber a homenagem “por toda sua história, potencialidades e por fazer parte do patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)