Plenário

Proposto título de Cidadão ao médico Luiz Gonçalves Pinto

Vereador Paulo Brum (PTB) Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Vereador Paulo Brum (PTB) Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei 049/16, de autoria do vereador Paulo Brum (PTB), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Gonçalves Pinto, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS. O homenageado nasceu em Uruguaiana, filho de João Rodrigues Pinto e Amyr Gonçalves Pinto, e graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1972. Possui especialização em ortopedia e traumatologia pela UFRGS, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e mestrado em clínica médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Atualmente, além de professor, também atua como médico ortopedista e traumatologista na clínica médica de reabilitação Vitória Ltda, sendo médico credenciado do Hospital Moinhos de Vento e sócio de entidades médicas no País e no exterior.

Em 1985, ele foi diagnosticado com câncer linfático e, mesmo livre da doença, passou a usar cadeira de rodas. “A doença e o posterior uso da cadeira de rodas foram marcantes em sua vida pessoal e profissional, fazendo-o lutar com mais dedicação em favor das pessoas com deficiência e contra sua exclusão social” destaca o autor do projeto.


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)