Semana da Mulher

Quatro ex-vereadoras passam a integrar a galeria Mulher no Poder Municipal

Helena, Maristela, Celeste e Juliana (a partir da dir., com os diplomas), na cerimônia Foto: Tonico Alvares
Helena, Maristela, Celeste e Juliana (a partir da dir., com os diplomas), na cerimônia Foto: Tonico Alvares
A galeria Mulher no Poder Municipal, exposta no segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre, teve a inclusão de mais quatro nomes nesta sexta-feira (8/8): Juliana Brizola (PDT), Maria Celeste (PT), Helena da Ipê (PSOL) e Maristela Maffei (PCdoB). O evento, que ocorreu no saguão do Plenário Otávio Rocha, fez parte das comemorações da Semana da Mulher. Durante a homenagem, o presidente da Casa, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), lembrou que esta legislatura é a que concentra o maior número de mulheres da história de Porto Alegre.

Ao agradecer a inclusão de seu nome, a ex-vereadora Maristela Maffei afirmou que saiu muito satisfeita com o trabalho que desenvolveu no parlamento municipal desde 1997. “Fico muito feliz em saber que existe, hoje, um belo grupo de mulheres da Câmara, que fazem a luta permanente para a igualdade de gênero. Luta que travamos há décadas”. 

Maria Celestre, depois de três mandatos como vereadora, aproveitou para agradecer o apoio que teve das funcionárias a Câmara Municipal. “Do ponto de vista dos direitos e da luta das mulheres, quero dedicar esta homenagem a todas as servidoras desta Casa que, ao longo de todo o tempo em que eu fiquei aqui, sempre foram exemplo de dedicação”, agradeceu, afirmando seu compromisso em continuar lutando pela maior participação política feminina.

Na mesma linha que Celeste, a deputada estadual Juliana Brizola cobrou maior paridade na representação política. “Há muito discurso em nome das mulheres, mas pouca prática. Basta ver a realidade dos partidos políticos e dos espaços políticos de uma forma geral que são, predominantemente, ocupados por homens”, criticou.

Helena do Ipê lamentou que ainda seja preciso uma data para lembrar a condição de desigualdade que as mulheres vivem e pregou que a luta deve ocorrer todos os dias do ano. Após a cerimônia, o músico Porto Alex cantou a música Maria, Maria, de Milton Nascimento, e o grupo Viva a Palavra declamou poemas sobre a mulher. Com as novas inclusões, a galeria Mulher no Poder Municipal conta agora com 34 nomes.
 
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)