Presidência

Região Metropolitana discute busca de soluções conjuntas

Reunião que reuniu prefeitos foi realizada em Esteio Foto: Tonico Alvares
Reunião que reuniu prefeitos foi realizada em Esteio Foto: Tonico Alvares

Prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estiveram reunidos nesta terça-feira (13/10), na prefeitura municipal de Esteio, para discutir proposta lançada pela Câmara Municipal de Porto Alegre de criação de um Instituto Metropolitano de Planejamento Popular.

O presidente da Granpal e prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel, destacou a iniciativa do presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Sebastião Melo (PMDB), para que os municípios da Grande Porto Alegre discutam e busquem soluções para problemas comuns da região. O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, também elogiou a iniciativa da Câmara de Porto Alegre: “precisamos fazer os diagnósticos integrados e harmônicos para a busca de soluções”, enfatizou.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse que a criação do instituto é essencial para soluções comuns compartilhadas. Já o prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, observou que há muito tempo Alvorada está isolada de projetos e que vê na criação do instituto a oportunidade de ações integradas.

O coordenador do fórum Porto Alegre, uma Visão de Futuro, promovido pela Câmara da Capital em 2008, João Carlos Brum Torres, lembrou que a iniciativa resultou na publicação de um livro, apontando diretrizes para a Capital, inclusive para a necessidade da criação de um instituto de planejamento a longo prazo e que essa idéia está sendo compartilhada com os municípios da região metropolitana, com a finalidade de planejar e recuperar políticas públicas que os órgãos atuais não conseguem atender.

Também participaram da reunião a prefeita de Gravataí, Rita Sanco, o assessor da prefeitura de Porto Alegre, Gil Almeida, e a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da saúde, Glaé Regina da Silva, que explicou a proposta de otimizar a acessibilidade aos serviços do SUS.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)