Reunião da Cuthab analisa despejo de famílias na Zona Norte
Presidida pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), a Comissão deUrbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) realizou no final da tarde destaterça-feira (12/3) uma reunião com representantes da Vila Jardim dos Coqueiros, zona norte da Capital.
A Vila Jardim dos Coqueiros é a maior das ocupaçõesirregulares do bairro Passo das Pedras. Sua ocupação começou em 1992 e cincoanos depois a comunidade responsável pela ocupação inscreveu-se noOrçamento Participativo a fim de obter a regularização fundiária. A área a qualse encontra a vila pertencia, em parte, ao Departamento Municipal de Habitação.
Segundo o líder comunitário, Paulo Henrique da Silva, as 105famílias que assinaram o documento apresentado pela prefeitura terão de sair desuas casas. Não tem problema a gente ter que sair de casa por um ou dois anos,só é preciso que arrumem outro lugar para ficarmos, disse. A comunidade nãotem condições econômicas para pagar aluguel em outro lugar.
Delegado Cleiton encaminhou pedido ao diretoradjunto do Demhab, Marcos Botelho, para que fosse marcada uma nova audiência para odia 21 de março. Afirmou, no entanto, que essa seria a última negociação. Ele disse que conversará pessoalmente sobre essa questão com o prefeitoJosé Fortunati.
Representantes da comunidade, presentes à reunião, tambémreclamaram que a comunidade da vila sofre constantes alagamentos em função dabacia de contenção criada pelo muro que faz a divisa entre a Coqueiros e oLoteamento Campos do Conde. Eles também reivindicam que a prefeitura realize umtrabalho de limpeza dos valos e esgotos da vila e a construção de um novopontilhão que permita o acesso de carros quando for necessária a prestação deserviços de saúde.
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)