Três novas comunidades pedem energia regular
Três novas comunidades reivindicaram hoje (3/7), na comissão especial da Câmara Municipal pela regularização da energia, solução para a falta de luz. As comunidades são das vilas Maranata, Justino Martins e Três Figueiras do Sul. Conforme a presidente da Associação de Moradores da Maranato, Sônia Santos, a falta de energia causa insegurança na população e agrava problemas de saúde nos moradores. Esta semana, um idoso da comunidade morreu porque não conseguiu fazer nebulização. Por falta de iluminação, meninas não podem sair à noite pois há risco de serem estupradas." Conforme ela, a vila espera por luz regular há 20 anos.
Maria Luiza Moraes, assessora da diretoria-geral do Demhab, concordou que a falta de energia traz graves riscos às comunidades. "O risco de incêndios causados pelos "gatos" é iminente." Maria Luiza disse que está à disposição da comissão para integrar o grupo que será formado para elaborar uma cartilha de regularização de loteamentos ilegais. Revelou, porém, que o Demhab não consegue agilizar os processos porque tem deficiência de recursos humanos. "O Demhab tem apenas dois funcionários para fazer levantamentos topográficos."
O presidente da comissão, vereador Nelcir Tessaro (PTB), voltou a insistir que Prefeitura e CEEE busquem uma flexibilização das regras para instalação da energia. Conforme ele, os casos das vilas que procuraram a Câmara são emergenciais e não podem esperar pelos trâmites normais para serem resolvidos. Sugeriu que a Prefeitura faça licitações em bloco para realização de levantamentos topográficos. Explicou que a topografia é uma exigência mínima que pode garantir a ligação de energia elétrica. "Com cerca de R$ 200 mil, o município pode contratar serviços terceirizados de levantamento topográfico."
Além das três comunidades que estiveram na Câmara hoje, também pleiteiam a energia regular o Jardim Vitória da Conquista, Jardim Marabá, Vila da Conquista, Vila Dom Pedro, Jardim da Amizade, Dona Mariana II e Vila São Pedro.
A reunião teve a participação também dos vereadores Ervino Besson (PDT) e Paulinho Rubem Berta (PPS). Devido ao recesso, a próxima reunião da comissão ocorrerá somente em 7 de agosto.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)