Plenário

Rui Biriva pode ser homenageado com nome de rua da Capital

Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) propõe honraria ao intérprete da música tradicionalista gaúcha

  • Cantor e compositor Rui Biriva
    Rui Biriva morreu em 2011 (Foto: Divulgação / CMPA)
  • Vereador Mendes Ribeiro na tribuna.
    Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 131/17, de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que denomina Rua Rui Biriva o logradouro público conhecido como Rua Seis Mil e Cinquenta, no Bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital. Biriva foi um notável cantor e compositor da música tradicionalista gaúcha.

Natural de Horizontina (RS), Rui da Silva Leonhardt residiu também no Paraná, em São Paulo e em Brasília. O homenageado adotou o nome artístico após a gravação da canção Birivas, de Airton Pimentel, com a qual venceu a Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Durante sua trajetória, ele gravou 14 discos e venceu diversos festivais relacionados à música, além de receber premiações como o Troféu Guri e o Top of Mind.

Rui Biriva também atuou nos meios de comunicação. Ele apresentou o programa Paralelo Sul, na TVE-RS, e o programa Mateadas, na TV Assembleia. No rádio, apresentou Na Estrada do Sul, na FM 107.1, e Festança Rural, na Rádio Rural, do Grupo RBS. “O homenageado sempre se destacou por desenvolver uma atividade importantíssima na sociedade porto-alegrense e no Rio Grande do Sul, pois, por meio do seu talento, encantou milhares de pessoas com suas músicas, além de elevar e difundir o tradicionalismo”, afirma o proponente, em sua justificativa.

Biriva faleceu em abril de 2011, em decorrência de um tumor no intestino. Na ocasião, seu corpo foi velado no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. Se o projeto for aprovado, as placas denominativas da rua conterão, abaixo do nome do logradouro, os dizeres: “cantor e compositor do cancioneiro gaúcho”. 

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)