Comissões

Saúde: Núcleos da Criança e do Adolescente terão novas ações

Vereadores acompanham explanação do secretário Casartelli (d) Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereadores acompanham explanação do secretário Casartelli (d) Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal discutiu, nesta terça-feira (30/11), a situação dos atendimentos dos Núcleos de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Nasca) na Capital. O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carlos Casartelli, informou que algumas consultas aos estudantes da rede municipal foram remanejadas, mas em razão de que serão remodeladas as oito unidades regionais do programa, com mais infraestrutura e a contratação de novos servidores da saúde.

Ceusa Ferrazzo, diretora de comunicação da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (Aoergs) se disse preocupada com as escolas, pais e profissionais, pois a comunidade escolar ainda não tem conhecimento de como serão atendidas as crianças. “Esta ausência de atendimentos dificulta o trabalho dos orientadores e os atendimentos ao jovem. O desconhecimento tem nos angustiado bastante”, ressaltou. Entre as dúvidas de Ceusa, está a temeridade com aqueles que precisam de atendimento mais urgente e que eventualmente demorem mais para receber auxilio do Nasca. 
 
O secretário Casartelli destacou que existe uma reestruturação dos Nascas também por uma perda de servidores, e que será implantada uma nova filosofia de trabalho. Segundo ele, os Nascas atuais atuam em situação precária e precisam de qualificação. “A ideia é que todos os Nascas regionais virem centros de especialidades. Serão ambulatórios especializados na criança e adolescente, com estruturas parecidas, como pediatras, hebiatras, neurologistas, psiquiatra infantil e oftalmologista”, sustentou.
 
Casartelli ainda informou que serão abertos concursos para diversas especialidades, e que está prevista uma parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), em especial quando este serviço se tornar o regulador do sistema de saúde em Porto Alegre, o que deverá acontecer após ser colocado o serviço em rede no município. Ele estimou que entre abril e maio de 2011 os Nascas regionais já estejam funcionando com capacidade de 50% a 60% do previsto, com possibilidade de ampliação para dez.
 
Cleci Jurach, titular da Secretaria Municipal da Educação (SMED) esclareceu que a equipe pedagógica da pasta está em contato com a equipe da SMS. “Queremos que existam ações conjuntas para que o aluno tenha as necessidades atendidas. Precisamos sim de orientação e de como tratar algumas ações que são mais clínicas do que pedagógicas”, avaliou Cleci.
 
Participaram da reunião na Cece os vereadores Sofia Cavedon (PT), que presidiu o encontro, Tarciso Flecha Negra (PDT), Fernanda Melchionna (PSOL) e também DR. Thiago Duarte (PDT).

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)