Plano Diretor

Sem quorum, votação de emendas é interrompida

Dib lamentou a interrupção na votação Foto: Bruno Todeschini
Dib lamentou a interrupção na votação Foto: Bruno Todeschini

A reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal de Porto Alegre que avalia a revisão do Plano Diretor, na manhã desta sexta-feira (9/10), no Plenário Otávio Rocha, foi encerrada antes do horário previsto por falta de quorum, provocada pela retirada de cinco vereadores da base governista do plenário.

Os vereadores Nelcir Tessaro (PTB), Luiz Braz (PSDB), Paulinho Rubem Berta (PPS), João Pancinha (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Waldir Canal (PRB), Reginaldo Pujol (DEM), Mário Manfro (PSDB) e Ervino Besson (PDT) apresentaram requerimento para que fosse encerrada a discussão da matéria no âmbito da Comissão Especial e enviadas todas as emendas ao plenário da Casa, mas o requerimento foi negado pelo presidente da Comissão, João Dib (PP). “As comissões são criadas para simplificar o trabalho do plenário”, disse Dib.

O vereador Reginaldo Pujol (DEM), em protesto à decisão do presidente, retirou-se do plenário, provocando a saída de outros quatro vereadores titulares da Comissão. Pujol também recorreu da decisão de Dib pedindo parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a votação do requerimento pelo plenário.

Nota

Já os vereadores Maria Celeste (PT), Engenheiro Comassetto (PT), Mauro Pinheiro (PT), Sofia Cavedon (PT) e Beto Moesch (PP) assinaram nota oficial repudiando a atitude dos vereadores que abandonaram a reunião e afirmando que a intenção do grupo foi claramente de “atropelar e desrespeitar o debate das emendas propostas por nós vereadores e pelo Fórum de Entidades”.

A líder da oposição disse que o bloco não concorda em enviar toda a matéria para o plenário, entendendo que o processo seria mais demorado. “Queremos continuar a discussão na Comissão e estamos aqui à disposição da cidade de Porto Alegre, até à noite se for preciso”, afirmou Celeste.

“É lamentável”, disse Dib sobre a manobra que retirou o quorum da reunião impedindo a continuidade das votações. Os vereadores chegaram a votar três emendas na manhã de hoje, aprovando apenas uma, de autoria do vereador Comassetto. A próxima reunião está confirmada para quinta-feira (15/10), às 9h30min, no Otávio Rocha.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Situação pede fim dos trabalhos na comissão do Plano Diretor