Plenário

Sessão ordinária / Comunicações - Grande Expediente - Lideranças

Nos períodos de Comunicações, Grande Expediente e Lideranças da sessão desta quinta-feira (29/8), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

GREVE - Clàudio Janta (PDT) lembrou que os trabalhadores estarão protestando amanhã (30/8) em defesa da agenda nacional acertada com o governo federal que foi apresentada à presidente Dilma Rousseff (PT). “No segundo congresso da classe trabalhadora, pedimos 10% do orçamento da União para a saúde e pedimos também que seja feita uma nova tabela do Imposto de Renda. Não pode um trabalhador que ganha R$ 1.400 e pagar 7% ao leão. Também pedimos também o fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada de trabalho para que os trabalhadores possam ter mais qualidade de vida”. Segundo ele, essas pautas estarão nos protestos programados para esta sexta-feira. “No dia 3 de setembro, estaremos em Brasília para uma nova reunião com o governo, onde vamos discutir a agenda do movimento sindical.” (MM)

DONADON I - Christopher Goulart (PDT) falou sobre a votação na Câmara Federal que não cassou o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido/RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal e que está preso há dois meses no presídio da Papuda. “Penso que esta onda de protesto não pode ser conivente com estas práticas respaldadas pela nossa maior Casa política”. O vereador apresentou uma moção de repúdio aos colegas. “Temos que manifestar a posição contrária da Câmara Municipal de Porto Alegre quanto a isso”. Fez críticas ao voto secreto. “Temos que mudar isso. Temos que dar uma cara séria e honesta ao Congresso, que é o que a maioria do povo exige”. Também lembrou que quase metade dos deputados federais gaúchos não participou da votação, pois os parlamentares estavam ausentes. (MM)

CARROÇAS - Lourdes Sprenger (PMDB) destacou que a restrição à circulação das carroças em Porto Alegre começa a vigorar neste domingo (1°/9). A vereadora fez um histórico da lei, que começou em 2005 com a apresentação do projeto aprovado três anos depois. “O governo municipal anunciou o início da restrição na primeira zona, que abrange os bairros Centro, Cristal, Cruzeiro, Glória, Lomba do Pinheiro e Partenon. Estaremos atentos para que esta lei seja realmente implementada em Porto Alegre”, garantiu. Disse também que existem atrasos na construção das Unidades de Triagem, como foi noticiado na imprensa. (MM)

DONADON II - Fernanda Melchionna (PSOL) criticou a Câmara dos Deputados por manter o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido/RO) – que foi condenado criminalmente pela Justiça e atualmente cumpre pena privativa de liberdade. “Sinceramente, deputado vir para a Expointer enquanto tem uma votação importante como esta é um absurdo!”, afirmou, recriminando a conduta dos parlamentares gaúchos que faltaram à sessão que decidiu pela permanência do deputado de Roraima. Melchionna também falou sobre a “imoralidade” do voto secreto e lembrou que no Congresso, além deste parlamentar que foi condenado, há outros que respondem a denúncias e processos por “roubalheira aos cofres públicos”. Por fim, disse que este “tapa na cara do povo” é o reflexo de uma representação política elitista. (GF)

SEGURANÇA - Alberto Kopittke (PT) falou sobre sua participação na reunião do Conasp, órgão vinculado ao Ministério da Justiça que tem por objetivo buscar recursos para as políticas públicas na área de segurança. “Todos os indicadores de violência do país aumentaram. Precisamos aprovar a PEC 24, que objetiva a capitação de 3% dos lucros dos bancos do Brasil para o financiamento a criação de um fundo da segurança pública.” Segundo o vereador, é necessário estruturar um sistema de financiamento de segurança pública no país para não ter que conviver mais “com as 50 mil vidas ceifadas por ano devido a falta de segurança”. (LV)
 
BRT - Mauro Pinheiro (PT) destacou os principais assuntos que debateu na reunião com o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado, João Motta, a respeito da implantação dos ônibus BRT em Porto Alegre. “No projeto da prefeitura só está previsto corredor até a Rua Saturnino de Britto. Todo o trabalho que o executivo teria seria em vão, não há sentido haver um corredor de apenas 3km”, ressaltou. (LV)
 
PROJETOS - Marcelo Sgarbossa (PT) falou sobre seus projetos que estão em tramitação na Câmara e destacou proposta que pretende destinar 20% do valor acumulado na cobrança de multas da cidade na construção de ciclovias. “O Município não quer isso. O Tribunal de Justiça, no entanto, condenou Porto Alegre a cumprir a ação”, afirmou. Segundo Marcelo, há também um projeto de sua autoria que visa a criação de um fundo para gerenciar este dinheiro. Outro projeto do vereador que está em tramitação pretende reduzir a velocidade máxima em ruas da capital. “Andar a 60km/h em Porto Alegre só serve para chegar antes no congestionamento”, afirmou. (LV)

DONADON III - Alex Fraga (PSOL) criticou a postura dos deputados que faltaram ou votaram a favor da não cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido/RO) no Congresso Nacional, ontem. “É necessário moralizar a política. Como é possível um homem preso desde junho continuar em seu cargo?”, questionou. Segundo o vereador, a Câmara de Deputados não está ouvindo o clamor das ruas. Alex criticou também a existência de algumas secretarias no município, como a secretaria de Direitos dos Animais. “Essa secretaria drena verbas de outras mais importantes, como a Secretaria da Saúde. No momento, acredito que seja mais importante ter ambulâncias ao invés de assistência aos animais”, finalizou. (LV)

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
  Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
          Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)