Plenário

Sessão Plenária / Comunicações Temáticas

Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Guilherme Almeida
Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
No período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (24/9), os vereadores abordaram o tema Coleta Seletiva Solidária: 

POLÍTICAS - Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que é preciso mais políticas públicas em prol da coleta seletiva. "A ausência de uma política de valorização ambiental significa que muito material que poderia ser reciclado vai para o meio ambiente, poluindo-o", disse. A vereadora ressaltou que Porto Alegre é pioneira em muitos temas, mas, no caso da coleta de lixo solidária, a cidade está deixando a desejar. Fernanda destacou que é preciso ouvir os recicladores para entender quais as suas demandas para, de alguma forma, poder ajudá-los a manterem ativo o seu trabalho nas ruas da Capital. (JD)

RECICLAGEM - Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que a população tem de ficar atenta  às datas de recolhimento do lixo reciclado para terem uma alternativa viável de descartar o seu lixo de forma solidária. "Com este ato estamos contribuindo com o a preservação do meio ambiente e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações", disse. O vereador ressaltou que está "com os ouvidos abertos" para discutir com a população os problemas da Capital, assim como alternativas para a melhoria da coleta seletiva. "Nós, dentro de nossas casas, podemos ajudar a construir uma cidade limpa, pois o lixo na rua significa enchentes. Na natureza, nada se cria nada se perde, tudo se transforma, e o lixo também pode ser transformado em muita coisa boa", concluiu. (JD)  

SUSTENTABILIDADE - Marcio Bins Ely (PDT) destacou que a pauta dos resíduos sólidos é um compromisso do gestor na área de politicas públicas e necessária para que se faça um diálogo com a cidade. “Todos nós, cidadãos, temos que assumir o compromisso em favor da sustentabilidade.” Criticou os que jogam sofás, geladeiras, carrinhos de supermercados nas ruas, dentro de rios e arroios da cidade. Reforçou a necessidade de garantir o futuro e a qualidade de vida das próximas gerações. Finalizou reconhecendo o trabalho dos catadores e dos separadores de lixo que só contribuem para a qualidade do meio ambiente. (FD)


Textos: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
           Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)