Sessão solene homenageia os 178 anos da Brigada Militar
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, no final da tarde desta terça-feira (8/12), sessão solene alusiva à comemoração dos 178 da Brigada Militar, celebrados no dia 18 de novembro. Com a missão de garantir a manutenção da ordem e da segurança pública no Estado, a Brigada Militar sempre teve papel fundamental nos acontecimentos políticos e sociais mais relevantes da história. Elá é requisitada para salvar vidas no mar, realizar partos, conduzir feridos e acidentados, prestar socorro, prevenir a violência e o uso de drogas, além de ajudar pessoas nas catástrofes naturais e nos incêndios.
A homenagem foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), que salientou a importância fundamental da corporação, que, apesar de problemas como falta de efetivo e insuficiência de meios, não diminui a competência do seu trabalho no atendimento à população gaúcha. Eu me orgulho de estar aqui, neste momento comemorativo, passando toda minha admiração e constante incentivo por sua valorização e reconhecimento. Sabemos que cada setor da sociedade depende da presença ostensiva da polícia para sentir segurança. Meu pai, coronel Pedro Américo Leal, foi chefe de polícia e chefe de segurança do Estado, vivi desde pequena, no meu dia-a-dia, esta causa tão nobre acompanhando o trabalho destes valorosos homens que atuam na segurança dos cidadãos, com unidades de policiamento ostensivo e profissionais capacitados que buscam fazer a comunidade crescer e se desenvolver, revelou Mônica, ratificando:
Além dos importantes programas de conscientização ambiental que a Brigada engloba, no quadro de avanço da criminalidade e violência, sem políticas próprias adequadas para a falta de segurança, devemos entender a situação que vive hoje a corporação. Nunca me cansarei de mostrar o quanto eu estimo a Brigada. Na minha caminhada política, a segurança é sempre prioridade, afirmou Mônica.
Missão
De acordo com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, o papel principal da Brigada é construir a ordem e a paz social na Capital. Nossa missão é atuar em prol da segurança pública do Estado e zelar pela paz e segurança ostensiva de todos. A Brigada Militar completou 178 anos de serviços à comunidade gaúcha. Nossa história se confunde com a do Rio Grande do Sul e do nosso povo. Eu tenho que agradecer aos brigadianos de Porto Alegre, pelo cumprimento de suas funções. Temos que ter vocação e dedicação. Faça chuva ou sol, precisamos estar a postos. Por mais dificuldades que tenhamos, percebemos com clareza que a BM consegue manter a ordem e garantir a democracia. Nós cumprimos a nossa missão, com disciplina, retidão e compromisso com a sociedade, afirmou.
Quero agradecer também pelas críticas construtivas que, muitas vezes, vem a acrescentar no nosso progresso e desenvolvimento. Em 2015, com esta crise financeira que o Estado passa, tivemos paralisações, greves, serviços padrões, mas não aconteceram problemas graves ou significativa alteração na nossa rotina. É uma força pública que não deve e não pode deixar de cumprir suas missões. Tivemos dificuldades, mas não paramos. A comunidade, em especial a porto-alegrense não deixou de requisitar os serviços da BM, completou o comandante-geral.
O vereador Reginaldo Pujol (DEM) presidiu a sessão e apontou o que, para ele, representa a missão da Brigada Militar. Sabemos o quanto a Brigada significa para a defesa da ordem constituída com a sua vocação e compromisso diário. A corporação merece de todos nós o respeito, carinho, admiração e reconhecimento de sua fundamental importância no cotidiano da cidade, observou Pujol.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual da Segurança Pública, Wantuir Jacini, o ex-governador do estado Jair Soares e o representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, tenente Rogoski.
Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)