Comissões

Sindimate sugere pórticos sobre chimarrão para a Copa

A Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio da Copa do Mundo de 2014 recebeu a diretoria do Sindicato da Erva Mate (Sindimate) nesta terça-feira (17/5). O presidente da entidade, Alfeu Strapasson, sugeriu ao presidente da Comissão, vereador Airto Ferronato (PSB), que o chimarrão, a erva e a cuia sejam alçados como símbolos de divulgação do Rio Grande do Sul durante a Copa. Strapasson afirmou que a entidade está disposta a construir dois pórticos na entrada da capital, um pelo acesso da Avenida Castelo Branco e outro na entrada pela Farrapos. O Sindimate sugere ainda a construção de um monumento iconográfico em forma de cuia nas imediações do aeroporto, junto ao monumento do Laçador.

Ferronato elogiou a ideia e se comprometeu e encaminhar a proposta tanto no âmbito do município quanto facilitar o diálogo com o governo estadual. Ele lembrou que já tramita na Câmara projeto solicitando a criação do Memorial do Chimarrão na capital e que as propostas do Sindimate poderiam ser incorporadas a esse projeto. Ferronato assinalou que durante Copa do Mundo na página eletrônica da FIFA na Internet deverá registrar 80 bilhões de acessos o que geraria uma expressiva visibilidade à iniciativa do Sindimate, caso se concretize.

O vereador Carlos Todeschini (PT) disse que a Copa “vai dar certo”. Para ele, o atual momento é o mais crítico, pois diz respeito ao começo das obras, primeiras tomadas de decisões, mas acredita que Porto Alegre irá dar conta do recado na acolhida aos turistas e na prestação dos serviços diretamente ligados ao atendimento das equipes de futebol, das equipes da FIFA e da imprensa. Já Reginaldo Pujol (DEM) elogiou a iniciativa do Sindimate e sua incorporação aos eventos paralelos o que para ele ajuda a divulgar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul no cenário internacional.

O vereador João Carlos Nedel (PP) também afiançou a iniciativa do Sindimate em erguer os pórticos, pois para ele, a prefeitura já exauriu suas possibilidades de investimentos, uma vez que a prioridade é viabilizar e concluir as obras públicas necessárias para que a cidade esteja adequada ao caderno de encargos da FIFA. Participaram ainda da reunião os vereadores Dr. Raul Torelly (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT).

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)