Situação dos funcionários da Faurgs em pauta na Cosmam
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará reunião nesta terça-feira (14/8), às 16h30min, no Plenário Ana Terra, para debater a situação dos 731 profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) de Porto Alegre e receberam aviso prévio da prefeitura.
A demissão desses médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde deverá ocorrer até dia 21 de agosto, em função da prefeitura não ter renovado o convênio com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do RS (Faurgs), pela qual estavam empregados. O fim do convênio se deve ao não-pagamento de uma dívida de R$ 2.800 mil da prefeitura em relação à Fundação.
Os funcionários reivindicam a manutenção do contrato com a Faurgs até a realização de novo concurso público pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles não aceitam que o Instituto Solus, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) passe a ser o novo contratante de todos os integrantes do PSF, como proposto pelo secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)