Plenário

Sugerido o nome de Normélio Jacob Mazzo para rua do Vila Nova

Vereador Engenheiro Comasseto (PT) Foto: Leonardo Contursi
Vereador Engenheiro Comasseto (PT) Foto: Leonardo Contursi
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que denomina Rua Normélio Jacob Mazzo o logradouro não cadastrado conhecido como Beco 1, na Avenida Belém Velho, Bairro Vila Nova. A proposta tem a autoria do vereador Engenheiro Comasseto (PT). Segundo o vereador proponente, Normélio Jacob Mazzo nasceu em 22 de setembro de 1923, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Na adolescência, abandonou a escola e foi trabalharcomo tropeiro até seus 18 anos, quando ingressou no Exército Brasileiro, sendotransferido para Porto Alegre. Alistou-se como voluntário para ir à guerra naItália, mas essa terminou antes de seu embarque. Quando deu baixa do Exército,após quatro anos de prestação de serviço militar, decidiu permanecer em PortoAlegre. Segundo Comassetto, Normélio criou,sustentou, educou e ensinou sua família a ter humildade, ética e respeito aosoutros, à vida e a toda a natureza. 

Com o seu veículo, transportava as parteiraspara parentes e vizinhas, levava pessoas feridas e doentes para atendimentomédico, fazia carretos, carregando flores, mudanças domésticas, animais emateriais para construções, "sem cobrar daqueles que não tinham como pagar etambém dos que, tendo condições, nunca o pagaram". Trabalhouno carregamento de sal do cais do porto de Porto Alegre, no calçamento deinúmeras ruas e avenidas da Capital e na construção do ginásio do Grêmio Foot BallPorto Alegrense, seu time do coração, noqual tinha o respeito e o carinho de todos os funcionários e dirigentes.

Incentivador e colaborador, trabalhou em todos osespaços de atendimento social: na fundação do Clube Recreativo da Vila Nova; naarrecadação financeira, por meio de eventos e doações; transportando materiaispara as construções desse Clube, da paróquia São José da Vila Nova, do SalãoParoquial da Vila Nova e da Associação de Moradores do Bairro Vila Nova; naconstituição e na construção do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública daVila Nova e do prédio do Batalhão da Brigada Militar do Estado do Rio Grande doSul no Bairro. 

Colaborou como organizador, cozinheiro ou divulgador doseventos realizados no Bairro e em seus arredores, como salões, paróquias daVila Monte Cristo, do Loteamento Jardim Vila Nova, do Campo Novo e do BelémNovo, de campanhas de arrecadação de alimentos e vestuário para entidadesfilantrópicas, os hospitais Vila Nova e Parque Belém, comunidades carentes, emsituação de desastres naturais e calamidades públicas, e de campanhas de saúde. Conforme Comasseto, foram diversas as atividades com as quais Normélio colaborou para ser digno de receber uma homenagem.

Texto: Juliana Demarco (Estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)