Plano Diretor

Técnicos recebem tabelamento das emendas ao PDDUA

Técnicos das Relatorias analisam a proposta do Executivo Foto: Tonico Alvares
Técnicos das Relatorias analisam a proposta do Executivo Foto: Tonico Alvares

Os assessores técnicos contratados pela Câmara Municipal para acompanhar as Relatorias Temáticas na análise da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre estiveram reunidos hoje (7/7) pela manhã para receber um quadro de emendas organizado pela Comissão Especial do PDDUA. Teresinha Casagrande, que assessora a Comissão, explica que tabelou, ao lado do Plano Diretor vigente e da proposta de revisão do Executivo, as 339 emendas e cinco subemendas enviadas por vereadores e pelo Fórum de Entidades, de forma a facilitar a sua leitura e avaliação.

Os vereadores João Antônio Dib (PP), presidente da Comissão Especial do PDDUA, e Luiz Braz (PSDB), vice-presidente da Comissão e coordenador das reuniões dos assessores técnicos, elogiaram o trabalho da assessoria e solicitaram que seja entregue uma cópia a cada vereador e aos técnicos. Segundo Teresinha, como o trabalho ficou com 314 páginas, a distribuição deverá ser feita em meio digital ou por e-mail aos assessores das Relatorias e a todos vereadores da Casa.

Com o pouco tempo que as equipes têm para analisar uma grande quantidade de emendas, o esforço deve ser dobrado. O arquiteto que assessora a Relatoria I no debate sobre Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial, Álvaro Moraes, propôs que se façam mais reuniões entre os técnicos para analisar as propostas em conjunto. “Temos que fazer o melhor possível”, disse Álvaro. Acatando a proposta, Braz marcou para a próxima terça-feira (14/7) uma reunião interna dos técnicos na sala da Comissão Especial do PDDUA, a partir das 9h. “No recesso reuniremos este grupo sempre às terças-feiras pela manhã”.

Nina Camarano, advogada urbanista que assessora a Relatoria V nas discussões sobre Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade, propôs que, após a entrega dos relatórios parciais, no dia 15 de julho, os técnicos continuem se reunindo até o final das discussões sobre a proposta de revisão do Plano Diretor, programada para entrar em votação ainda em outubro deste ano.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Leia também:
Revisão do PDDUA completa cinco meses