Comissões

TRF deverá compartilhar processo com CPI do ProJovem

Vereadores da CPI foram recebidos hoje no Tribunal Regional Federal Foto: Bolívar Abascal Oberto
Vereadores da CPI foram recebidos hoje no Tribunal Regional Federal Foto: Bolívar Abascal Oberto

Em visita a 1ª Vara Federal Criminal, no Tribunal Regional Federal (TRF) de Porto Alegre, no final da manhã desta quinta-feira (10/3), vereadores da CPI do ProJovem da Câmara Municipal de Porto Alegre foram informados que o vereador Mauro Zacher (PDT), ex-secretário da juventude da Capital, é um dos indiciados em processo que tramita na Justiça desde 2007 sobre esse mesmo assunto. A informação foi dada pelo procurador José Alexandre Nunes Pinto, um dos responsáveis pelo inquérito.

Os vereadores estiveram no Tribunal para solicitar o compartilhamento do processo que apura denúncias de irregularidades na Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) em relação ao Programa do ProJovem, envolvendo R$ 10 milhões e que corre em segredo de Justiça. No encontro, o procurador Daniel Marchiolatti Barbosa informou que o inquérito tramita nesta Vara Criminal por sua especialidade. “Existem indícios de envolvimento de pessoas na Operação Rodin, por isto caracteriza crime”, disse o procurador.

Barbosa informou ainda que parte do processo poderá ser compartilhada. “Podemos liberar o que não envolve documentos fiscais”, enfatizou, considerando que possivelmente nesta sexta-feira (11/3) os vereadores poderão ter acesso ao processo.

No início de fevereiro deste ano, esta Comissão esteve com o superintendente da Polícia Federal (PF) no Estado, delegado Ildo Gasparetto que comunicou o indiciamento de nove pessoas neste processo. Segundo o delegado, os indiciamentos se dão por formação de quadrilha, locupletação em dispensa de licitação e dispensa indevida de licitação. Uma pessoa também está indiciada por advocacia administrativa qualificada.

O presidente da CPI, vereador Luiz Braz (PSDB), esteve no Tribunal Regional Federal acompanhado dos vereadores relator da Comissão, Reginaldo Pujol (DEM), Mauro Pinheiro (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Waldir Canal (PRB), Engenheiro Comasseto (PT), Paulinho Rubem Berta (PPS) e da presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Leia também:
CPI do ProJovem: depoentes não comparecem em reunião

Ouça:
Convocados não comparecem e Bernardino deixa CPI da Juventude