Tribuna Popular destaca seis anos do Procon da Capital
Durante a Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (10/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre, esteve presente a diretora-executiva do Procon, Flávia do Canto Pereira, para falar sobre a comemoração dos seis anos de funcionamento da entidade e homenagear o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março.
O Procon da Capital, inaugurado em 2008, computou 93.997 atendimentos aos cidadãos porto-alegrenses. Desde o início buscamos, incessantemente, a harmonia das relações entre consumidores e fornecedores. Além de promover conciliações, o órgão fiscaliza e pune os comerciantes que descumprem com a legislação de consumo, ressaltou Flávia.
A entidade possui atendimento 24 horas, inclusive aos finais de semana. Em 2012, passou a disponibilizar, por meio de seu site na Internet, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. De acordo com a diretora, trata-se de mais uma ferramenta fornecida ao consumidor para fortalecê-lo e preveni-lo nas relações frente às empresas.
Em 2013, o Procon da Capital colocou em funcionamento o Procon Móvel, uma unidade itinerante que permite ao órgão promover o atendimento de consumidores de bairros distantes do centro da cidade. De acordo com ela, está prevista para 2014 a utilização de uma Unidade Móvel para atender ao consumidor turista.
Além do Ministério da Justiça, o Procon trabalha com a Delegacia de Proteção do Consumidor e com o Ministério Público. Porto Alegre possui um sistema de proteção de direitos humanos forte, contamos com essa casa para que sejam aprovadas leis que beneficiem nossos consumidores, afirmou Flávia.
Ao final, a diretora convidou os vereadores para a cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos do Consumidor, que ocorrerá na manhã desta sexta-feira (14/3) no Auditório Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)