Tribuna Popular

Dia do Engraxate é lembrado no Legislativo Municipal

Santos pediu alvará para associação Foto: Elson Sempé Pedroso
Santos pediu alvará para associação Foto: Elson Sempé Pedroso

O espaço destinado à Tribuna Popular da Câmara Municipal foi utilizado na tarde desta segunda-feira (8/5) pela Associação dos Engraxates de Porto Alegre. O presidente da entidade, Julio Lopes dos Santos, fez reivindicações para a categoria. “Queremos nosso alvará, que há tempos encaminhamos pedido junto a Smic e não obtivemos resposta”, disse Julio, lembrando que com o documento a associação poderá agir em nome dos engraxates. Pediu ainda a limpeza e conservação da Praça da Alfândega, onde, segundo ele, concentra-se o maior número de engraxates. “Têm muitos moradores de rua fazendo suas necessidades ali, prejudicando nosso trabalho”. Julio acrescentou que os profissionais trabalham ainda no Centro Administrativo, no Prédio da Receita Federal e no Fórum Central. “Poderíamos ampliar nossos postos de trabalho se nos fosse concedido o alvará”.

Lembrou que existe na Prefeitura um projeto para modificação da Praça da Alfândega e que a associação não foi chamada para expor suas idéias. “Gostaríamos de participar, pois somos parte interessada”. A Associação foi fundada em 2001 e conta atualmente com 45 associados. O Dia do Engraxate é comemorado em 26 de abril.

Os vereadores Cassiá Carpes (PTB), João Dib (PP), Luiz Braz (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Bernardino Vendrúscolo (PMDB), José Ismael Heinen (PFL), Ervino Besson (PDT) e Adeli Sell (PT) manifestaram-se em nome de suas bancadas.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)