Plenário

Tribuna Popular homenageia o centenário da Liga de Defesa Nacional

Lupinho lembrou a importância de seu pai, Lupicinio Rodrigues, e do poeta Olavo Bilac Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Lupinho lembrou a importância de seu pai, Lupicinio Rodrigues, e do poeta Olavo Bilac Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Ocorreu nesta segunda-feira (11/04), no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal, a Tribuna Popular, que teve como assunto os cem anos da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS). O orador foi Lupicínio Rodrigues Filho, membro da entidade. Filho do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, Lupinho - como também é chamado - começou seu discurso homenageando seu pai, dizendo o quão importante ele foi para a cultura brasileira.

Depois, falou sobre a vida de um dos fundadores da LDN, o poeta Olavo Bilac. Citou também o apoio à entidade do Marechal Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil. Mencionou também Pedro Lessa, Ruy Barbosa e Miguel Couto. “A LDN foi criada em 7 de setembro de 1916 para despertar o orgulho da nacionalidade no país", afirmou Lupinho. Também estiveram presentes o presidente da Liga, Júlio Cézar Benites, e o representante do Comando Geral da Brigada Militar, major Paulo Cezar Balardin.


Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)