Comissões

Vendedores ambulantes pedem mais atenção da Smic

Largo Glênio Peres é reivindicado para venda de hortifrutigranjeiros Foto: Camila Domingues
Largo Glênio Peres é reivindicado para venda de hortifrutigranjeiros Foto: Camila Domingues

Na tarde desta terça-feira (22/4), comerciantes do centro de Porto Alegre compareceram à reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal para reclamar do tratamento dado pela Secretaria Municipal da Produção Indústria e Comércio (Smic) aos vendedores ambulantes.

De acordo com o horifrutigranjeiro Fernando Torres, o órgão impede que os comerciantes de frutas trabalharem no Largo Glênio Peres, desde 2005, pela falta de licença. “Mas até agora não nos apresentou uma alternativa legal para exercermos nossa atividade”, completou. Segundo ele, mais de 80 famílias sobrevivem diretamento do comércio de frutas e legumes.

Conforme Walter Corrêa, da equipe de fiscalização da Smic, a feira de hortifrutigranjeiros no entorno do Mercado Público foi extinta pela prefeitura para evitar competição com as bancas internas do Mercado. Porém, ressalvou que os ambulantes podem procurar outro local e solicitar alvará do Executivo.

Segundo ele, para conseguir licença bastam a apresentação de documentos pessoais, mapa da região onde será instalado o comércio, e condições da rua ou avenida em que estarão localizadas as bancas.

Ao discordar da opinião da Smic, João Irineu Batista – vendedor de cachorro-quente, alegou que trocar os comerciantes de lugar implicaria na diminuição das vendas e na perda de clientes.  “Já temos fregueses consolidados no centro da cidade. Deslocar estas pessoas do local antigo de trabalho vai criar uma situação crítica de sobrevida”, explicou emocionado.

Como forma de resolver o impasse, ficou acertado na Comissão que os vendedores e a Secretaria farão reunião para traçar soluções que contemplem ambas as partes. De acordo com o secretário atual da Smic, Léo Bulling, as alternativas para os trabalhos dos ambulantes já está em andamento e deverá ser finalizada em breve. “Nosso maior interesse é que o comércio impulsione o desenvolvimento econômico e que as pessoas trabalhem dignamente”, disse.

A reunião da Comissão foi acompanhada pelos vereadores Guilherme Barbosa (PT), Carlos Todeschini (PT), Carlos Comassetto (PT) e Maria Luiza (PTB).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)