Presidência

Vendedores de alimentos pedem espaço no camelódromo

Vereadores ouviram reivindicações Foto: tonico alvares
Vereadores ouviram reivindicações Foto: tonico alvares

Comerciantes ambulantes estiveram na Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (9/2), para reivindicar espaço para aqueles que vendem alimentos e bebidas no Centro. Conforme a comerciante Márcia Ferreira, os vendedores estão sendo retirados das ruas. "Queremos a solução", disse. "Esperamos que haja conversa e negociação, porque sempre colaboramos com a prefeitura, mas precisamos continuar trabalhando." Os ambulantes, que foram recebidos pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), explicaram ainda que cerca de 160 pessoas estão na lista de espera para o Centro Popular de Compras, o camelódromo, que comporta 800 bancas.

O vereador Adeli Sell (PT) considerou que há uma "inversão de prioridades" do governo municipal. "Temos lugares no camelódromo para grandes empresas. Por que não se faz um trabalho com quem está nas ruas para colocar ali?", indagou. "Havia acordo com a prefeitura, que teima em confundir camelô com vendedores de bebidas, balas e doces que trabalham nos terminais de ônibus e lotação", disse, informando que um comerciante de bebidas foi tirado da Avenida Borges de Medeiros mesmo possuindo alvará.

De acordo com o vereador Valter Nagelstein (PMDB), líder do governo Fogaça na Câmara, as lojas do Centro Popular de Compras que não abrissem hoje, data da inauguração do CPC, teriam seus proprietários notificados e eles receberiam prazo para abrir ou dar lugar a lista de espera. "Sabíamos que alguns ajustes precisariam ser feitos e que a proibição de comércio nas ruas do Centro poderia causar alguns transtornos", avaliou Nagelstein, destacando que o secretário municipal da Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim, deu garantias de que continuará o diálogo até encontrar soluções. Em ligação durante a reunião, Cecchim afirmou que a partir de quarta-feira (11/2) a Smic chamará todos os comerciantes cadastrados para analisar caso a caso.

Para continuar discutindo o tema, foi marcada reunião nesta terça-feira (10/2), às 15h30min, no Paço Municipal. Sebastião Melo estará representando o Executivo municipal como prefeito interino, enquanto Adeli Sell representa o Legislativo municipal.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Leia também:
Camelódromo: vereadores vistoriam espaço