BOINAS AZUIS

Vereadora Comandante Nádia (PMDB) presta homenagem aos Boinas Azuis - PeaceKeepers

No dia 29 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) homenageia os homens e mulheres que serviram nas operações de manutenção de paz, além de honrar a memória daqueles que perderam a vida por essa causa. Em alusão ao Dia Internacional dos Pacificadores das Nações Unidas - PeaceKeepers, conhecidos mundialmente por Boinas Azuis, a vereadora Comandante Nádia (PMDB) realizou homenagem na Câmara de Vereadores nesta tarde.

 A participação do Brasil nas missões de paz ocorreu num primeiro momento por meio do Exército Brasileiro e, posteriormente, com a inclusão das Polícias Militares. “Vou me deter à participação dos Oficias da Brigada Militar nestas tão honrosas missões, iniciadas no ano de 1993, quando 11 oficiais, todos no posto de Capitão, foram indicados para a Operação de Manutenção de Paz em El Salvador”, afirmou a vereadora. “Desde então, a Brigada Militar vem participando ativamente dessas missões”.

Os oficias são selecionados internamente pela experiência profissional e conhecimento de idiomas. Depois de aprovados, seguem as coordenadas da ONU para compor o efetivo de UN Police do Brasil para atuarem em diversos países. A missão da UN Policial é melhorar a paz e a segurança internacional, apoiando os estados membros da ONU em conflitos, pós-conflitos e em outras situações de crise. A atuação baseia-se na polícia comunitária, no uso de serviço de inteligência e no claro empenho em promover os direitos humanos e a proteção dos civis.

“Nossos oficiais, ao participarem dessas missões, muito nos orgulham porque levam o nome do nosso país e do estado para além fronteiras, evidenciando todo o preparo técnico, além das habilidades e competências que os mesmos colocam em prática em cada missão às quais são destinados”, afirmou a Comandante Nádia. “Por essa razão, nossas homenagens!”

Texto: Ana Cristina Rosa