Projetos

Vereadores avaliam novas homenagens

Estão tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre os seguintes projetos de resolução:

CIDADÃO – Mônica Leal (PP) solicita título de Cidadão de Porto Alegre a Rogério Gastal Xavier, pneumologista, formado em medicina, em 1968, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O homenageado já recebeu diversos prêmios e menções honrosas na área da saúde: Associação Médica do Rio Grande do Sul (1975), Associação Médica do Noroeste Argentino (1976), Sociedade Brasileira de Pneumologia (1982) e Sociedade Americana de Pneumologia (1993). Atualmente Rogério participa de palestras em congressos nacionais e internacionais, além de apoiar diversas entidades da área social e humanitária.

CIDADÃO II – Nereu D’Avila (PDT) requer título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Jair Cardoso, nascido em Barros Cassal, em 30 de abril de 1948. Cardoso é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Judas Tadeu de Porto Alegre e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi servidor público federal durante 30 anos, na Secretaria da Receita Federal do Brasil e em fevereiro de 1992 foi nomeado Superintendente da Receita Federal da 10ª Região Fiscal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, função que exerceu por mais de dezesseis anos. “Como superintendente da Receita Federal, assinou centenas de Atos de Destinação de Mercadorias Apreendidas ao Governo do Estado, Municípios e entidades filantrópicas e de educação”, ressalta Nereu. 

CIDADÃO III – Alberto Kopittke (PT) solicita título de Cidadão de Porto Alegre a José Antonio Fernantes Martins. Natural de Porto Alegre, o homenageado nasceu em 21 de abril de 1933, graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e atualmente é vice-presidente de Relações Institucionais da Marcopolo S/A. “Com a convicção plena da aprovação do presente Projeto de Lei, reafirmo que a figura de José Antônio Fernandes Martins é um dos grandes patrimônios que Porto Alegre possui em sua galeria de ilustres filhos que servem de exemplo para todos nós”, afirma o vereador.

TROFÉU – Luiza Neves (PDT) apresentou projeto para conceder o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao pastor Alci Jacob Schneid. Segundo a vereadora, Alci desenvolve notável trabalho social dirigindo o Lar Esperança de Porto Alegre há 20 anos. “É uma instituição filantrópica fundada pelo casal de missionários suecos Nils e Mary Taranger em 1958, após terem a sua residência arrombada. Descobertos os autores, constataram tratar-se de adolescentes. Assim, surgiu o desejo de abrirem uma casa que abrigaria meninos, oferecendo a eles um lar com amor cristão, no qual seriam ajudados para não caírem na criminalidade”, explica a vereadora. 

Textos: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)