Audiência

Vereadores cobram solução para obras na Baltazar

Alba (e) prometeu negociar solução para atraso em obras na avenida Foto: Elson Sempé Pedroso
Alba (e) prometeu negociar solução para atraso em obras na avenida Foto: Elson Sempé Pedroso

Uma comissão formada por vereadores de Porto Alegre e Alvorada e pela comunidade da zona Norte da Capital cobrou do governo do Estado a retomada das obras de alargamento da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Em audiência com o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marco Alba, nesta terça-feira (16/01), os vereadores salientaram os prejuízos decorrentes do atraso nas obras. O investimento é compartilhado entre BNDES e as administrações estadual e da Capital. “Queremos o compromisso da governadora de que as obras iniciadas serão concluídas”, salientou a presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT). Ela lembrou que a situação na região se agravou no período eleitoral, quando as obras praticamente foram paralisadas. “O governo não poderia ter iniciado as obras sem ter a garantia e previsão de término do trabalho”, avaliou.

O vereador Sebastião Melo (PMDB) lembrou que milhares de pessoas dependem desse fluxo e que o comércio de rua está sendo liquidado. “Há uma cobrança contínua dos moradores e comerciantes da região, que estão sofrendo prejuízos sociais e econômicos.” João Dib (PP) reforçou que o custo social da obra é incalculável. “Resolveram abrir toda a avenida ao invés de fazer por etapas. A comunidade está pagando por isso.” Margarete Moraes (PT) lembrou do perigo, da violência e do desconforto que essa situação impõe à população.

Os vereadores insistiram na abertura de um canal de diálogo com a administração estadual, que deve garantir a contrapartida (25%) para a liberação dos recursos do BNDES no valor de R$ 21 milhões. Adeli Sell (PT) sugeriu que o secretário da Habitação faça o papel de interlocutor junto ao governo do Estado, principalmente na aproximação com a Secretaria da Fazenda, pois o maior argumento é a falta de recursos para execução da obra.

O secretário Marco Alba assumiu o compromisso de entrar em contato com o secretário da Fazenda do Estado e dar retorno aos vereadores até a tarde desta quarta-feira (17/01). “Temos compreensão dos problemas e prejuízos que esse atraso traz à comunidade, por isso é estratégico para o governo viabilizar os recursos disponíveis no BNDES e dar seguimento à obra.”

Participação da comunidade

Os representantes da comunidade do eixo Baltazar reivindicaram canais de participação nas discussões. A Comissão de Obras da Comunidade relatou que a população vivencia diariamente acidentes de trânsito com vítimas. “Não podemos pagar com vidas a falta de planejamento dessa obra. Solicitamos o cronograma dos trabalhos e até hoje não recebemos”, cobrou o representante da comunidade. Alba assegurou a participação da população e disse que assim que houver a liberação dos recursos no BNDES repassará o cronograma da parte física das obras.

Juliana Thomaz (reg. prof. 9377)

Leia mais sobre o tema em:
Comissão tentará agilizar obras na Baltazar
Cedecondh ouve reclamações sobre obras na Baltazar