Vereadores conhecem os serviços da Anatel
A Comissão Especial para a Averiguação da Prestação dos Serviços de Telefonia Móvel em Porto Alegre, presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), visitou nesta segunda-feira (21/08) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram recebidos pelo gerente regional substituto, Sidney Ochman, e pelo engenheiro da área de fiscalização da Anatel, Maurício Peroni. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Anatel e os serviços que dispõe à comunidade para as reclamações sobre a telefonia móvel.
Bernardino observou que mais de 90% da população desconhece que o órgão possui uma sala para atendimento. Os representantes da Anatel mostraram aos vereadores um vídeo contendo as principais atribuições como órgão de regulamentação e fiscalização. Ochman disse que, em todo o Brasil, mais de 72% da demanda é com a telefonia. Lembrou que o consumidor que se julgar prejudicado pelas empresas do setor deve primeiramente procurar a sua operadora, onde recebe um protocolo. Caso não esteja satisfeito com o atendimento, deve procurar a Anatel, que possui uma sala de atendimento ao público. Segundo Maurício Peroni, as principais queixas contra as operadoras são a cobrança, as promoções e o atendimento. Nessas, o item que mais tem chamado a atenção dos fiscais é a dificuldade que o consumidor encontra para cancelar a conta, que deve ser de, no máximo, 24 horas.
O vereador Adeli Sell (PT), relator da comissão, salientou que tem tido dificuldades freqüentes coma falta de sinal, queda de ligações e com mensagens de telefones bloqueados, quando na verdade não estão. O vereador Ervino Besson (PDT) criticou as promoções das empresas que vendem aparelhos celulares prometendo uma série de vantagens. Isto tem provocado, inclusive, inadimplência no pagamento das mensalidades escolares, denunciou.
O escritório da Anatel atende na Rua Princesa Isabel, 778, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, sem fechar ao meio-dia. Os usuários também podem fazer a sua reclamação através do site www.anatel.gov.br ou pelo call center: 0800 33 2001.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)