Comissões

Vereadores conhecem sistema de monitoramento do trânsito

Trânsito é fiscalizado com 41 câmaras Foto: Tonico Alvares
Trânsito é fiscalizado com 41 câmaras Foto: Tonico Alvares

Quarenta e uma câmeras de vídeo, instaladas em pontos considerados críticos para a circulação de pessoas e veículos na cidade, ajudam a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a monitorar o trânsito de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido na sala de monitoramento de trânsito da EPTC, com sede no Bairro Azenha, foi apresentado, nesta quarta-feira (20/4) pela manhã, aos vereadores da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal. Os vereadores Elias Vidal (PPS), Paulinho Rubem Berta (PPS), Alceu Brasinha (PTB), Emerson Dutra (PSOL) e Engenheiro Comassetto (PT) foram recebidos pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

De acordo com o secretário, os funcionários responsáveis pelo vídeo-monitoramento mantêm o controle de todo o sistema viário da cidade, observando a fluidez e a circulação nas ruas. Todo o sistema de monitoramento das câmeras funciona por meio da rede de fibra ótica instalada em toda a Capital. As câmeras de vídeo da EPTC permitem ao controlador de trânsito fazer, caso necessário, uma aproximação da imagem em foco, aumentando-a em até 25 vezes.

Conforme Capellari, a equipe de controladores de trânsito trabalha em sua capacidade máxima, diariamente, no período entre as 6h e as 21h. Com a diminuição do movimento nas ruas da Capital, a partir das 21 horas, uma equipe de plantão continua o monitoramento. Em casos de eventos especiais na cidade, como jogos de futebol e shows, a equipe de controladores é reforçada. "São 1.015 cruzamentos com semáforos na cidade", disse o secretário.

Todas as câmeras da EPTC espalhadas pela cidade possuem no-break, aparelho capaz de manter o sistema funcionando por cerca de mais duas horas em caso de falta de energia elétrica. Da mesma forma, a sala de vídeo-monitoramento da EPTC está equipada com no-break capaz de manter o sistema ativo por mais uma hora e meia nesses casos. Quando identificam alguma anormalidade no fluxo do trânsito, explicou Capellari, os funcionários da central alertam os agentes de trânsito que estão nas ruas, orientando-os sobre os pontos da cidade onde há a necessidade de intervenções da EPTC.

Embora não seja o foco do monitoramento realizado pela EPTC, os controladores de trânsito também estão aptos a contatarem outros órgãos e agentes públicos em casos de ocorrências policiais ou de necessidade de atendimentos de emergência em saúde nas ruas de Porto Alege, caso as imagens mostradas identifiquem alguma anormalidade. "O controlador de trãnsito é capaz de interferir em tempo real no semáforo, quando necessário", explica Capellari. Ele adiantou que uma placa fabricada na Austrália, já obtida pela prefeitura e que deverá chegar a Porto Alegre nos próximos meses, possibilitará à EPTC monitorar toda a Terceira Perimetral.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)