Plenário

Vereadores da Capital lembram os 49 anos do PMDB

Lourdes Sprenger destacou o papel da legenda na luta pela democracia Foto: Tonico Alvares
Lourdes Sprenger destacou o papel da legenda na luta pela democracia Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
Os 49 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foram destacados no Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (23/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre por Lourdes Sprenger, vereadora eleita pela legenda. Lourdes lembrou que o PMDB foi fundado oficialmente em 24 de março de 1966, com o nome de MDB e o intuito de enfrentar a ditadura militar instaurada no país, tendo à frente figuras públicas importantes que lutavam pela democracia, como Ulysses Guimarães, Mário Covas e Pedro Simon.

"O PMDB surgiu para combater o arbítrio e a opressão do regime militar”, frisou a vereadora. “Era um partido de todos aqueles que almejavam a redemocratização, independentemente da matriz ideológica." Em âmbito estadual, Lourdes citou as atuações de seus correligionários, exaltando, sobretudo, a figura do ex-governador e ex-senador Pedro Simon. "Simon é a cara, a coragem e a história do MDB, um franciscano de fé transformadora”, definiu. “Além dele, temos o ex-prefeito Fogaça, o governador Sartori e o ministro Eliseu Padilha."

Utilizando seus tempos de tribuna, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) e o vereador Professor Garcia (PMDB) também saudaram o aniversário do PMDB. Jussara lembrou que integrou a legenda, tendo sido eleita vereadora por ela em 1982, quando combatia a ditadura militar implantada em 1964. "A clandestinidade pegou todos e fomos abrigados no MDB", recordou. Garcia também homenageou sua sigla, lembrando seu caráter agregador de oposição ao regime autoritário. "Acolheu todos os partidos e fez a história de todos matizes", afirmou.

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)