Melo assume anunciando propostas de gestão
Ao assumir a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (03/01), o vereador Sebastião Melo (PMDB) disse estar honrado pela escolha do seu nome para presidir o Legislativo e obstinado em acertar. Agradeceu a seus colegas de bancada, ao seu partido e a seus pares pela indicação e ratificação da escolha. Reconheceu o bom trabalho realizado pelos seus antecessores, destacando, especialmente, a vereadora Maria Celeste (PT). "Gostaria de expressar o meu reconhecimento pela forma magnânima com que conduziu nossa transição e também pelas melhorias promovidas", afirmou.
Propostas
Melo também anunciou alguns projetos que pretende implantar na sua gestão, enfatizando três eixos: primeiro, ampliar as ações das comissões técnicas, propondo a criação de uma comissão permanente para regularização fundiária. "Há duas cidades dentro da mesma: a cidade regular e a cidade irregular. Temos em Porto Alegre nada mais, nada menos do que 700 comunidades que lutam por suas regularizações. Melo também pretende descentralizar as ações da Casa, com a realização de Audiências Públicas nas mesmas regiões onde são realizadas as assembléias do Orçamento Participativo.
O segundo eixo de sua gestão é discutir o futuro da cidade. "Pretendemos constituir um fórum permanente de debates, tendo como parceiros a sociedade civil organizada, urbanistas e universidades para a formulação de uma agenda estratégica de temas desafiadores como o planejamento urbano, a circulação de trânsito, a segurança pública e o planejamento familiar." Outra questão apontada por Melo no segundo eixo é a criação de um instituto de altos estudos em desenvolvimento para a cidade e o Plano Diretor.
O terceiro eixo trata da melhoria de gestão. "Vamos propor à Mesa e à Câmara que examinemos a possibilidade de buscar o auxílio do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, o PGQP, para que seus renomados técnicos se somem aos nossos qualificados servidores e possam, juntos, promover as melhorias necessárias na gestão administrativa de nossa Casa."
Trajetória
Sebastião de Araújo Melo nasceu em Piracanjuba, interior de Goiás, no dia 24 de junho de 1958. Chegou à capital gaúcha em fevereiro de 1978, mesmo ano em que se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Posteriormente veio a ser um dos fundadores do PMDB. É advogado formado pela Unisinos, onde presidiu o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito. Presidiu zonal, o diretório metropolitano e o diretório estadual. Está no seu segundo mandato como vereador. É casado com Valéria Leopoldino e pai de Pablo, estudante de Direito e Presidente da Juventude Municipal do PMDB, e João Arthur. Emocionado, agradeceu ao PMDB, a seus companheiros de bancada, ao senador Pedro Simon, ao ex-governador Germano Rigotto e a seus familiares e lembrou um pouco da sua trajetória. "Quando saí de Goiás, tinha, ainda, as mãos calejadas pelo cabo da enxada e pele queimada pelo sol. Com meu pai, homem simples e de valor, aprendi que não é vergonhoso ser pobre; vergonhoso é ser ladrão". Lembrou que sempre esteve na linha de frente dos movimentos de combate à ditadura militar. Encerrou o seu pronunciamento de posse declarando que será nos próximos 12 meses o presidente de uma Casa plural, assegurando o contraditório, em que o debate e as diferenças serão administrados em benefício da cidade. "Que Deus nos ajude e nos dê forças para honrar a confiança de meus pares e da gente de minha amada e generosa Porto Alegre", concluiu.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leia aqui a íntegra do discurso de Sebastião Melo