Comissão

Vereadores da Cece conferem os preparativos para o carnaval no Porto Seco

Valdinei, Pujol, Juarez e Tarciso Foto: Guilherme Almeida
Valdinei, Pujol, Juarez e Tarciso Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na semana que antecede o Carnaval, os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal visitaram hoje (5/2) o Complexo Cultural do Porto Seco, local dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre. O presidente da Cece, vereador Reginaldo Pujol (DEM), acompanhado do vice-presidente da comissão, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), percorreram os galpões onde as escolas de samba preparam os carros alegóricos e as fantasias para os desfiles.

Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba da Capital, Juarez Gutierres, falta muito pouco para considerar concluído o trabalho de instalação da infraestrutura no sambódromo. Destacou o trabalho em torno da organização, o clima que tem colaborado, e o empenho das escolas em tornar os desfiles mais um espetáculo inesquecível para Porto Alegre. “Já estamos finalizando o trabalho em torno da segurança do complexo e neste final de semana será testado o equipamento de prevenção e proteção contra incêndios.

Reforço
 
Para o engenheiro responsável pelas estruturas temporárias do Porto Seco, Valdinei Nascimento, o cuidado para a eventual necessidade de combate a incêndios foi redobrado. “Colocamos cem extintores a mais do que no ano passado, o que facilita o acesso em caso de necessidade”. Um problema encontrado durante a vistoria, mas que não tem solução, refere-se às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que obriga a colocação de assentos de plástico nas arquibancadas. “É impossível atender esta exigência já que as estruturas são temporárias e não fixas”, havendo a necessidade de um acordo. 

Centro Permanente

Tarciso Flecha Negra observou que há muito para se fazer no sentido de utilizar o espaço do Complexo Cultural Porto Seco. “Esta área toda não pode ficar parada o ano todo, é preciso que se coloquem aqui quadras esportivas e locais de lazer e cultura”, observou, acrescentando que o complexo está sendo mal utilizado porque poderia proporcionar oficinas e cursos no sentido de tirar das ruas crianças e adolescentes. Tarciso disse ainda que já tem pedidos feitos ao Executivo no sentido de dinamizar a utilização do Porto Seco o ano todo, “aos moldes dos sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo”, concluiu.

Para Pujol, “é obrigação dos vereadores conhecerem as estruturas para uma das maiores festas populares de Porto Alegre”, justificando a ida da comissão até o Complexo do Porto Seco para ver de perto o que foi preparado e como tudo funciona. “Já sei que a Brigada Militar está preparando um enorme efetivo para dar segurança aos carnavalescos e ao público durante os desfiles e não poderíamos esperar nada diferente” elogiou. Ao encerrar a visita, convocou o presidente da Liga e os responsáveis pela organização do carnaval para a próxima sessão da Cece, que acontece na terça-feira (10/2) a partir das 14h30 na sala 303 da Câmara Municipal, localizada na Avenida Loureiro da Silva 255, 3º andar. 

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)