Vereadores deverão estimular doação de medula óssea
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), e os vereadores Neuza Canabarro (PDT) e Dr. Goulart (PTB) receberam na tarde desta terça-feira (12/2) Vera Lucia Ramos da Fonseca e sua filha Sharine Beatriz Fonseca dos Santos. A menina de 12 anos tem uma doença rara, anemia de Diamond-Blackfan, desde os dois meses, e sua cura depende de um transplante de medula óssea.
Como lembrado na reunião, Sharine espera doação há quatro anos. "Esperamos sensibilizar a todos. Não só por ela, mas por todos que estão nessa luta. Eu faço panfleto, coloco faixa, vou para a avenida", reforçou Vera. A mãe lamentou que funcionários do Carnaval de 2008 a tenham feito retirar uma faixa colocada no Porto Seco.
Neuza, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), sugeriu estudar o caso e fazer um dia de doação na Casa, entre os funcionários e vereadores. Dr. Goulart, vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH), disse que apesar de jogar contra a estatística da compatibilidade, está à disposição. "Vou me reunir com a vereadora Neuza e vamos nos engajar nessa luta", concluiu.
O presidente da Casa ressaltou a necessidade de pensar no futuro. "Temos que aproveitar as Comissões, as pessoas altamente qualificadas, os espaços e veículos da Câmara. A senhora está no legítimo direito de cidadã, e também de mãe". Segundo Melo, é importante para a Câmara, enquanto representante da população de Porto Alegre, que acompanhe os passos de Sharine.
Na reunião, mãe e filha estavam acompanhadas pelo jornalista Silvio Lara, que desde o incidente no Carnaval acompanha o caso de perto.
MEDULA ÓSSEA
Diferente dos transplantes de coração e pulmão, a doação de medula óssea não envolve cirurgia. Existem duas formas de doar: a primeira é realizada por punção da veia periférica (como doar sangue); o outro método é puncionar diretamente a medula óssea do osso, usando seringa e agulha na região do quadril. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde, pode ser doador de medula óssea.
Aqueles que quiserem ajudar a menina Sharine, podem procurar o Hospital de Clínicas de segunda à sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h, na rua São Manoel, 543. É necessário levar documento de identidade e CPF.
Taidje Gut (reg. prof. 13614)