Comissão Representativa

Vereadores fiscalizam estruturas de prédios

Prédios com estruturas deterioradas foram vistoriados pelos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso
Prédios com estruturas deterioradas foram vistoriados pelos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre saiu nesta quarta-feira (24/1) para vistoriar as estruturas e marquises de prédios e para visitar a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) a fim de verificar se o setor de fiscalização está conseguindo dar conta das demandas. Segundo a presidenta Maria Celeste (PT), a ação fiscalizatória se deve aos incidentes verificados na cidade nas últimas semanas. “Esta é mais uma ação da Casa procurando verificar os problemas da cidade e ajudar o Executivo a resolver”, afirmou a presidenta.

Os prédios vistoriados ficam na Rua Riachuelo esquina com a Marechal Floriano, na Rua Dr. Flores, em frente a Praça Conde de Porto Alegre, e na Avenida Salgado Filho. Todos estão em estado de conservação considerado precário pelos vereadores. Carlos Comassetto (PT) explicou que no caso do prédio da Salgado Filho “a árvore que está junto à marquise solta folhas em cima dela, que fica em umidade permanente, criando pequenas raízes que penetram na marquise, corroendo os ferros da estrutura que, por fim, acaba caindo.”

A conselheira da Associação de Moradores do Centro, Marisa da Silva Santos, informou que em reunião com a Smov, em julho de 2006, destacou alguns problemas de estruturas na cidade e pediu solução, mas não teve retorno. “Estamos aqui para ajudar a secretaria na fiscalização, indicando os pontos mais preocupantes da cidade para que depois a Smov faça uma avaliação técnica e tome as devidas providências.”

O secretário da Smov, Maurício Dziedricki, afirmou que o órgão está fazendo o seu trabalho quanto à manutenção e fiscalização dos prédios, viadutos e marquises da cidade. Disse também que a Smov providencia em torno de 400 certificados de liberação de marquises por mês aos proprietários dos imóveis. “Quanto aos últimos acidentes, eles aconteceram em prédios em demolição, não em marquises. Neste caso, estamos providenciando uma nova legislação para que se evitem estes problemas”, ressaltou o secretário.

Estiverem também presentes na atividade os vereadores Adeli Sell (PT), Neuza Canabarro (PDT), Ervino Besson (PDT) e Newton Braga Rosa (PP).

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)