Plenário

Vereadores lamentam falecimento de Mendes Ribeiro Filho

Mendes Ribeiro Filho, entre os vereadores Reginaldo Pujol e Professor Garcia (d), em janeiro de 2014 Foto: Ederson Nunes
Mendes Ribeiro Filho, entre os vereadores Reginaldo Pujol e Professor Garcia (d), em janeiro de 2014 Foto: Ederson Nunes
Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (11/5), líderes de vários partidos se manifestaram em pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, do PMDB, e em solidariedade á família enlutada. Os seguintes vereadores se manifestaram em plenário:

PERDA - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre a "triste perda" do político Mendes Ribeiro Filho e afirmou que trabalhou com ele na luta pela redemocratização do Brasil. "Mendes Ribeiro teve a compreensão da necessidade de uma aliança política de centro-esquerda em um processo de democratização do país", disse. A vereadora destacou que a história da política é aliada das lembranças dos momentos em que Mendes Ribeiro Filho participou e foi testemunha, como as Diretas Já e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. "Mendes Ribeiro Filho foi um grande parceiro como articulador político e fez história tanto no parlamento municipal quanto no Congresso Nacional", concluiu. (JD)

IMPORTÂNCIA - Idenir Cecchim (PMDB) lamentou a perda do ex-vereador e ex-ministro Mendes Ribeiro Filho e disse que ele foi uma figura importante para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. "Ele participou, como político, de todos os âmbitos da sociedade e estava acima do seu próprio partido, aglutinando legendas antagônicas", afirmou. O vereador ressaltou que Mendes Ribeiro Filho chegou à política muito jovem; no entanto, em poucos anos, criou toda a sua base ideológica política. "Ele era um deputado com muita atuação nacional, demonstrando ser uma figura importante que se cercava de pessoas sérias e competentes, para que as suas ações dessem resultado para o povo brasileiro", destacou. (JD)

HOMENAGEM - Engenheiro Comassetto (PT) manifestou os seus sentimentos de pesar aos familiares de Mendes Ribeiro Filho e destacou que reconhece o significado de perder figuras tão importantes para a política brasileira. "Em função da sua doença, ele não pôde participar do governo atual, mas sempre manteve suas posições políticas, e este fato demonstra que precisamos cada vez mais de homens que defendem os seus partidos", disse. Comassetto solidarizou-se com o seu colega vereador, Pablo Mendes Ribeiro, filho de Mendes Ribeiro Filho, e disse que a bancada do PT está solidária aos familiares "neste momento de consternação". (JD)

LUTO - Reginaldo Pujol (DEM) destacou a necessidade de a Câmara Municipal decretar luto por três dias, devido à morte do ex-vereador Mendes Ribeiro Filho. "O DEM solidariza-se com esta proposta", disse. O vereador destacou que não teve o prazer de ter Mendes Ribeiro Filho como colega na Câmara Municipal; no entanto, possuía com ele uma ligação especial, pois estiveram juntos em diversas campanhas e lutas nacionais. "Tinha por ele um carinho especial e, em todas as vezes que nos encontramos, tivemos conversas muito produtivas", disse. Pujol finalizou sua fala ressaltando que Mendes Ribeiro Filho teve a coragem de ser um dos poucos parlamentares do PMDB gaúcho a apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. (JD)

CONFORTO - Cláudio Janta (SDD) prestou sua homenagem ao ex-ministro e ex-deputado Mendes Ribeiro Filho. "Agora o deputado está junto com Deus. Esperamos que a família encontre conforto em suas orações." Janta citou também questões relacionadas à reforma política e destacou: "Deve ocorrer esta reforma política, sim. Mas de forma séria e sensata." Segundo o vereador, as verbas doadas por grandes empresas destinas às campanhas políticas devem ser extintas. "O que leva uma empresa a patrocinar um político? São casos a serem discutidos. A reforma política no Brasil não pode ser um "retalho político"." (CPA)

MENDES - Falando em nome de seu correligionário Paulinho Motorista e de todo o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Airto Ferronato dedicou seu tempo na tribuna para lamentar a morte do ex-ministro Mendes Ribeiro Filho (PMDB), ocorrida na madrugada de domingo (10/5). Ferronato lamentou ainda a morte do ex-senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). "O país perde dois nomes que abrilhantaram a política brasileira", lastimou, se solidarizando com Pablo Mendes Ribeiro (PMDB), colega de Câmara e filho do líder gaúcho. (CV)

ACESSÍVEL - Mônica Leal (PP) também destacou as virtudes da liderança peemedebista gaúcha. Nas palavras dela, Mendes Ribeiro era um "político acessível". "Bastava uma ligação para falar com ele e ele tentar solucionar os problemas apresentados", destacou. Na avaliação da vereadora, a sociedade perdeu um importante cidadão, grande político e um sujeito compromissado com o Rio Grande do Sul. "Ele não tinha sigla partidária, passava por cima de tudo isso para solucionar problemas", definiu. (CV)

FINANCIAMENTO - Discursando em nome da bancada de oposição, Sofia Cavedon (PT) reafirmou sua preocupação em relação às iniciativas do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que construiriam uma reforma política contrária aos anseios da população. "No Congresso Nacional, se fala em institucionalizar as doações empresariais ou mesmo fidelizá-las. Com isso, cada empresa teria claramente um grupo de parlamentares que poderiam chamar de seus. O projeto de reforma política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu em torno de si o apoio de quase 8 milhões de brasileiros, e é ele que deve ser discutido", sustentou. (CV)

GENERALIZAÇÃO - Logo após a fala de Sofia Cavedon (PT), Bernardino Vendruscolo (PROS) advertiu que, enquanto políticos, os vereadores da cidade deveriam evitar as generalizações, que a todo momento criticam. "Temos que cuidar ao fazer isso em relação aos empresários. Esse grupo constroi o país, é integrado por pais de família e responsável pela geração de emprego e renda", ressaltou. (CV)



Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo) 
       Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
            Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)