Plenário

Vereadores mirins são empossados na Câmara

Alunos do Israelita e seus diplomas de vereador Foto: Leonardo Contursi
Alunos do Israelita e seus diplomas de vereador Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na tarde desta quinta-feira (8/5), no período de Comunicações da sessão ordinária, homenagem aos cinco anos da Ir Ktaná (Cidade Pequena), projeto voltado ao desenvolvimento do civismo e da cidadania para jovens e adolescentes alunos do Colégio Israelita Brasileiro (CIB). Na ocasião, também foi realizada a posse dos 11 vereadores mirins da pequena cidade. O evento foi realizado no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho e proposto pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB). A atividade foi presidida pelo vereador Professor Garcia (PMDB).

O projeto é uma das iniciativas previstas no Projeto Político-Pedagógico do Colégio Israelita, pautado pela busca da melhor conjunção entre os eixos judaísmo, excelência acadêmica e gestão. A Cidade-Laboratório do Israelita é um inovador instrumento pedagógico que visa fazer do Israelita uma referência em pedagogia para a infância. A Cidade conta com prefeito, secretários da cultura, de finanças e do meio ambiente e vereadores, sendo todos esses cargos eletivos, ocupados por crianças de 6 a 10 anos de idade. A Ir Ktaná não é espaço apenas para os pequenos. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio também têm espaço especialmente voltado as suas atividades acadêmicas.

Utilizando o tempo de liderança do governo, o vereador Valter Nagelstein (PMDB) destacou que é necessário estender o Projeto Político-Pedagógico do Colégio Israelita para outras escolas da Capital, para que outros jovens deem valor à cidadania e não saiam para as ruas para pichar e depredar a cidade. “Nós temos muito que aprender com essas crianças”, salientou.

A vereadora Mônica Leal (PP) cumprimentou os alunos do Colégio Israelita. Mônica falou que esta é uma proposta espetacular e maravilhosa. “Conheço a proposta desde a sua criação, pois tive a honra de acompanhar a inauguração em 2009”, disse a vereadora. Os parlamentares da Capital presentes à sessão fizeram a entrega de diplomas aos vereadores mirins: Bárbara Spiguel, Beatriz Estivalet Knijnik, Bernardo Arenzon Chachamovich, Eduardo Hunsche Grossman, Fernanda Hunsche Grossman, Isabela Loeff Goldsztein, Lucas Gajescki Rabin, Manuela Carangache Kijner, Marcelo Gensas Spielmann, Pedro Cardon Unikovski e Pedro Chazan Piccoli.

Em nome do Colégio Israelita, a superintendente geral Mônica Timm de Carvalho agradeceu o apoio do poder Legislativo, destacando que o projeto já está formando uma geração de ativistas, que, após saírem da Ir Ktaná, passam a desenvolver outros tipos de atividades, como no Grêmio Estudantil da escola. O projeto é realizado com estudantes da 1ª à 6ª séries. Segundo Mônica, duas mil pessoas foram atendidas no Ir Ktaná. Também acompanharam a posse dos vereadores mirins: Ricardo Martinez Fortes, gestor do núcleo de política e cidadania da Ir Ktaná, o prefeito da Ir Ktaná, Enrique Spiguel, e Márcia Beck Terres, superintendente acadêmica.

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)