Saúde

Vereadores verificam que não há risco de radiação no HPS

Vereadores fizeram visita ao Pronto Socorro  Foto: Fernanda Westerhofer
Vereadores fizeram visita ao Pronto Socorro Foto: Fernanda Westerhofer

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), e os vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) visitaram na tarde desta sexta-feira (19/8) a direção do Hospital de Pronto Socorro. Eles manifestaram preocupação com denúncias de que os aparelhos de raio-x estão obsoletos, sendo que alguns com vazamento de radiação, o que teria contaminado alguns funcionários. O diretor-geral do HPS, Júlio Henrique Ferreira, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, mostrou laudos de que os equipamentos, apesar de antigos, estão funcionando normalmente. Informou que houve problemas com dois equipamentos, sendo que um já está consertado.

O secretário observou que um tomógrafo está dependendo de uma peça que está vindo da Alemanha e que possivelmente já estará em condições na próxima segunda-feira. Além disso, explicou que todos os funcionários que trabalham no setor de radiologia são monitorados por um aparelho chamado dosímetro, que controla mensalmente, trimestralmente e anualmente os níveis de radiação das pessoas.

O diretor também mostrou aos vereadores as salas e os equipamentos que estão em uso no setor de radiologia. Também anunciou que está em processo de licitação um tomógrafo de última geração e que em setembro começam as reformas, o que incluirá a aquisição de equipamentos digitais. Ferreira pediu que a população fique tranquila pois não há motivos para alarme e que, se ficar comprovado que algum servidor criou essa situação de intranquilidade, será responsabilizado.

A presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), disse que a visita tranquilizou os vereadores, pois embora os equipamentos estejam superados, os laudos mostram que não está havendo contaminação por radiação. O presidente da Cosmam, Dr. Thiago Duarte (PDT), destacou que o hospital conta com dosímetros que medem a radiação dos funcionários envolvidos com a radiologia e que os equipamentos estão dentro da legislação, não oferecendo nenhum risco aos profissionais e aos pacientes.

Também participaram da reunião os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Carlos Todeschini (PT) e Dr. Raul Torely (PMDB), o diretor técnico do HPS, Faustino Torres, e o presidente do Sindicato dos Radiologistas, Marcelo Duarte.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)