Institucional

Vereadores visitam sede da Seda na Lomba do Pinheiro

Animais vítimas de maus tratos são atendidos a partir de chamados pelo fone 156  Foto: Desirée Ferreira
Animais vítimas de maus tratos são atendidos a partir de chamados pelo fone 156 Foto: Desirée Ferreira

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr.Thiago Duarte (PDT), visitou, na manhã desta terça-feira (9/4), em companhia do vereador Alceu Brasinha (PTB), a área de medicina veterinária da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), localizada na Lomba do Pinheiro. Os parlamentares foram recepcionados pela primeira-dama do Município e titular da pasta, Regina Becker.

Na visita, os vereadores conheceram as instalações da área, que conta com centro cirúrgico, para tratamento de quimioterapias, curativos e castrações de cães e gatos. O atendimento é feito em animais recolhidos das ruas, ou por denúncia, pelo serviço de socorro da secretaria.

A Seda também dispõe de um ônibus adaptado que leva as ações e projetos específicos de tratamento emergencial ou castração da Seda às comunidades. Conforme Regina Becker, a visita dos vereadores ao local permite que a população, por meio dos seus representantes, conheça de forma prática a importância do trabalho da secretaria, "o que permite o desenvolvimento das políticas públicas necessárias".

Dr. Thiago Duarte elogiou a boa estrutura da sede da medicina veterinária da Seda e recebeu o pedido da secretária para que a auxilie na ampliação do número de veterinários, já que a demanda represada de agendamento para castrações ultrapassa a 10 mil solicitações, número semelhante aos procedimentos realizados desde a criação da pasta, em 2011.

Inédita no país, a Seda tem sido exemplo para vários municípios brasileiros. “Equipes vindas de outras cidades seguidamente desembarcam em Porto Alegre para conhecer o nosso trabalho“, afirmou Regina Becker.

Objetivo da Seda

A secretária destacou que "a Seda não é abrigo de animais". Segundo ela, o trabalho desenvolvido visa a conscientização contra maus tratos e abandono, "além de ter, por sua complexidade, reflexos diretos na melhoria das condições da saúde pública", ressaltou.

A Seda foi criada em julho de 2011. Além de promover o atendimento médico, incentiva a adoção de animais abandonados, com feiras realizadas semanalmente no Brique da Redenção. Em breve, um blog que está sendo elaborado pela Procempa disponibilizará as fotos dos animais para adoção.

Atendimentos

Diariamente, são atendidos em média 60 animais, sendo 30 para clínica veterinária e outros 30 para procedimentos cirúrgicos. Desde a sua criação, cerca de 10,5 mil animais já foram esterilizados e foram realizadas mais de 8 mil ações de fiscalização de maus tratos.

Atualmente, a secretaria conta, além de servidores da área administrativa, com oito médicos veterinários, o que, segundo a titular da pasta, é pouco para atender a demanda. Em razão disto, o Executivo está preparando um concurso para a contratação de outros 18 profissionais da área. Também se encontra em análise junto à procuradoria geral do município projeto que permitirá receber a ajuda de voluntários, que, segundo a secretária Regina Becker, poderão atuar nas comunidades em que residem ou trabalham.

Todo o atendimento, desde as denúncias de abandono, maus tratos ou acidentes com animais, devem ocorrer através do serviço 156. Em breve, as ações da Seda também deverão ser objeto de priorização junto ao Orçamento Participativo, antecipou a secretária. Regina Becker destacou que para isso deverá ocorrer uma capacitação das lideranças comunitárias, que conhecerão o funcionamento da pasta e seus objetivos.

A área de medicina veterinária conta com uma infraestrutura de bloco cirúrgico, sala de recuperação, consultório, gatil, canil, salas de isolamento e de tratamento; além do espaço da administração, onde profissionais especializados também promovem ações de conscientização sobre a importância do acolhimento ao animal.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)