Comissões

Vereadores vistoriam sambódromo de Porto Alegre

Tarciso, Lucena, Derly e Sofia, durante visita ao Complexo do Porto Seco Foto: Desirée Ferreira
Tarciso, Lucena, Derly e Sofia, durante visita ao Complexo do Porto Seco Foto: Desirée Ferreira
A Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Esportes (Cece) visitou, na manhã de hoje (18/2), o Complexo Cultural do Porto Seco. A vistoria estava agendada desde a reunião da última terça-feira (11/2), quando houve o debate sobre as condições de segurança do local para a realização do Carnaval 2014.

“O Carnaval está em ritmo total, mesmo com a parada para adequação do PPCI”, afirmou Joaquim Lucena, coordenador das Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com Lucena, o PPCI já está com os bombeiros. Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), o período curto penaliza as escolas; no entanto, é preferível a qualquer risco.

Apesar da prefeitura ter obtido o alvará para a estrutura definitiva dos barracões das escolas, o Executivo segue trabalhando para regularizar a parte correspondente às arquibancadas, camarotes e os espaços temporários, montados anualmente para a realização do Carnaval.  

Para o engenheiro Marino Greco, gestor de fiscalização do Crea-RS, a fiscalização da existência de profissionais e empresas que sejam responsáveis pela estrutura técnica de sonorização, iluminação e pelo PPCi são de fundamental importância. “Haverá pessoas em cima dos carros, temos que ter profissionais responsáveis. Nosso papel é verificar, fiscalizar e garantir a segurança.”

Instalações definitivas

Durante a vistoria, constatou-se que as arquibancadas ainda não estão prontas e que há grandes reclamações quanto à estrutura física do local. “Enquanto as instalações forem temporárias, teremos esta realidade”, afirmou Sofia.

“Oitenta por cento das obras provisórias estão prontas. As obras definitivas são um sonho das pessoas que vivem o carnaval. Para um evento efêmero temos qualidade, mas com a pista definitiva teremos mais conforto. A expectativa é que metade das arquibancadas estejam montadas em definitivo até o ano de 2015”, afirmou Lucena. De acordo com ele, a obra terá inicio assim que a licitação abrir. 

“Dependemos de licitação, o projeto trata primeiro do lado esquerdo das arquibancadas, espaço que vai desde a concentração até a dispersão”. Conforme Lucena, a intenção é que o espaço fique à disposição da comunidade e que não se restrinja apenas ao carnaval. 

“Os moradores da Dique não possuem praça, destinar este espaço para esporte é um grande ganho. Torcemos pela instituição definitiva, oferecendo oficinas e esportes o ano inteiro para a comunidade”, salientou o vereador João Derly (PCdoB).

Estrutura

Lucena garantiu que o público pode esperar segurança. De acordo com ele, além da equipe de segurança do Porto Seco, haverá também 400 homens da Brigada Militar, equipes de bombeiros para dar suporte e um sistema de saúde composto por uma Unidade de Pronto Atendimento, instalada especialmente para o Carnaval e equipada com ambulâncias e macas. “Queremos mostrar nosso potencial para a Copa”, ressaltou Lucena. Durante a visita também esteve presente o vereador Tarciso Flecha Negra (PSD).

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)