Entrada franca

Vídeos e debate abordam direitos humanos da juventude

Cena do minimetragem Lava-pés Foto: Divulgação
Cena do minimetragem Lava-pés Foto: Divulgação

Dois vídeos com temática de Direitos Humanos estão em cartaz nesta sexta-feira (19/8) no Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. A sessão começa às 15 horas, com a exibição do minimetragem Lava-pés, seguido de Comece por Você. Logo depois haverá debate. O evento tem apoio da Liga dos Direitos Humanos/Faculdade de Educação da Ufrgs e do Memorial da Câmara e integra a programação do aniversário da Escola Técnica Estadual Parobé. A entrada é franca.

Três convidados participarão do debate com o público: Carlos César D"Elia, procurador do Estado e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado; Felipe Kirchner, defensor público, presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e professor da UniRitter, e Giancarla Brunetto, coordenadora da Liga dos Direitos Humanos/Faculdade de Educação da Ufrgs e cineasta.

Os vídeos

- Lava-pés: realizado em 2008, o minimetragem de 1,30 min tem a violência juvenil como tema. Rodrigo Carvalho Pereira, 22 anos, ganhou um par de tênis novos de presente da sua mãe. Morreu descalço. O tênis virou crack; Rodrigo, estatística. Quem se importa? Essa é a pergunta transmitida ao espectador a partir da história de um jovem que, como tantos outros, não teve o direito de crescer e ser feliz.

- Comece por você: o documentário de 2008 tem direção de Giancarla Brunetto e aborda, em 18 minutos, o tema Educação e Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estudantes da Escola Estadual Paraíba, de Porto Alegre, falam em sala de aula e em um programa de rádio sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Carta serve como referência para situações  que atingem a juventude, como discriminação e violência.

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)